Meus cursos

212 VIP: entenda o sucesso de um dos perfumes preferidos das brasileiras e dos brasileiros.

Os perfumes 212 VIP Men e e 212 VIP Rosé são alguns dos perfumes importados mais vendidos no Brasil. O 212 VIP feminino também é um queridinho das brasileiras. Mas qual é o cheiro do perfume 212 VIP? 

Neste artigo, vou explicar sobre as notas olfativas dos dois perfumes, minhas impressões e quais as melhores ocasiões de uso.

Conto também a história dos perfumistas Alberto Morillas, Emilie Coopermann e Lucas Sieuzac que criaram o 212 VIP feminino, o 212 VIP Men e o 212 VIP Rosé, respectivamente. Afinal, existe um segredo para o sucesso? Vem comigo.

Mas antes, vamos entender a linha 212 

A coleção 212, de Carolina Herrera, é uma marca de sucesso composta pelas submarcas 

212 NYC, 212 Vip, 212 Sexy mais recente, 212 Heroes. 

Cada uma delas com inúmeras versões que exploram conceitos e fragrâncias modernas, como as mais recentes 212 VIP Black Smiley, um fougère picante e fresco, 212 VIP Smiley um floral solar, e 212 Vip Rosé Smiley, um floral fresco e efervescente com notas de mandarina, lavanda, violeta e patchouli.

As três foram lançadas em 2022 e comemoram o símbolo Smiley da felicidade, uma demonstração de que 212 segue atual e dinâmica. 

Suas fragrâncias cobrem o espectro olfativo  que atende a uma variedade de gostos e ocasiões de uso, sob o selo da marca Carolina Herrera, que é reconhecida por produzir fragrâncias marcantes, do jeitinho que brasileiros e brasileiras gostam.

Qual a diferença entre 212 e 212 VIP?

Tanto 212 quanto 212 VIP são o que chamamos de casais de perfumes da marca Carolina Herrera, cada um com suas versões feminina e masculina.

O primeiro  a ser lançado em 1997 foi 212 feminino, um floral leve amadeirado musk, elegante,  confortável e macio, efeito da combinação madeira de sândalo e musks.

Em 1999, foi a vez de 212 Men (hoje 212 NYC) um amadeirado, floral, musk. Notas de violeta, gardênia, sândalo, vetiver, lábdano, criam uma assinatura única para essa fragrância moderna e também elegante. 

O perfumista por trás das criações

O criador do 212 é o perfumista espanhol Alberto Morillas. Nascido em 1950, ele trabalha na casa de fragrâncias Firmenich desde a juventude, quando se apaixonou pelo mundo dos perfumes.

Além de assinar os perfumes 212, 212 Men, 212 VIP, 212 Sexy Men e 212 Heroes Forever Young, Alberto também criou CK One, Calvin Klein, Bloom, Gucci, Daisy, Marc Jacobs, Flower, by Kenzo, e Glamour e Malbec Bleu, de O Boticário.

Em uma entrevista para a revista Elle em 2021, Alberto contou que foi difícil ingressar na carreira de perfumaria, porque não tinha formação em Química. Porém, ele insistiu, começou sua vida profissional em uma das maiores casas de fragrâncias do mundo e vem fazendo história desde então.

Hoje ele também é dono de uma marca própria de perfumes, a Mizensir. Alberto Morillas ainda escreve as fórmulas de seus perfumes à mão, um ato que simboliza tanto carinho quanto liberdade criativa. Criar fragrâncias para ele é como escrever poesia.

212 VIP Men

O 212 VIP Men foi lançado em 2011 e foi criado por Emilie Bevierre-Coppermann, juntamente com Lucas Sieuzac da Symrise. Sua fragrância é Oriental e amadeirada, tem saída fresca, cítrica e mentolada, que evolui frutal maçã sobre fundo amadeirado, macio e envolvente de âmbar e fava tonka. 212 VIP tem assinatura mais quente, envolvente e sensual, quando comparado a 212 NYC.

Conheça a perfumista que o criou 

Emilie Coopermann é uma das perfumistas mais admiráveis  da atualidade. Atua há mais de 25 anos na Symrise e também é conhecida pelas criações Black XS de Paco Rabanne, Floriental de Commes des Garçons, Bois d’Iris Van Cleef & Arpels, Humor Liberta da Natura, Liz de O Boticário.

Emilie decidiu se tornar perfumista quando tinha apenas 13 anos. Ela estudou química orgânica e também fez o curso de perfumaria da ISIPCA. 

Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios, como o Lalique Prize of the Talents du Luxe em 2011 e o Fifi Awards de 2016. Leia nossa entrevista exclusiva com a perfumista aqui.

212 VIP Feminino

Adocicado, com uma faceta floral marcante de gardênia destacada pelo toque licoroso de rum, madeira de carvalho, maracujá. Uma combinação de notas exóticas e sensuais compõem 212 Vip feminino. Uma fragrância sofisticada e que marca presença.

212 VIP Rosé, outro sucesso da marca Carolina Herrera

Outro sucesso da linha 212 VIP é o 212 VIP Rosé, criado por Lucas Sieuzac. Ele foi lançado em 2014 e é essencialmente frutado, com notas de champanhe rosé, pimenta rosa, flor de pêssego, rosas, madeiras e musks.

É um perfume versátil, para vestir o dia todo, ir do trabalho para um compromisso social à noite sem errar.

Conheça o perfumista que o criou

Lucas Sieuzac é francês, neto e filho de perfumistas. Ele decidiu seguir a profissão da família com 18 anos, e passou pela Florasynth, Symrise e Eurofragrance, onde trabalha hoje.

Em 2004, ele ganhou o prêmio Rising Star Award, da Fashion Group International, e em 2013 conquistou Prix Lalique do Centre du Luxe et de la Création.

Suas criações mais conhecidas, além do 212 VIP Rosé, são o Play for Her e o Givenchy Play Intense, Givenchy; The Game, de Davidoff; e Reflection Man e Jubilation 25,  Amouage.

Existe segredo para o sucesso? 

O trabalho que esses perfumistas realizaram conquistaram gerações. Tanto 212 quanto 212 VIP são perfumes bem feitos, equilibrados, com personalidade e campeões de vendas no Brasil. Mas existe algum segredo para tamanho sucesso?

O glamour e a referência da marca Carolina Herrera no mundo da moda certamente influenciaram a aceitação dos perfumes. A assertividade das fragrâncias  ao gosto local, também. Além de ampla distribuição no Brasil.

Foi quando assistiu um  desfile da Balenciaga com sua avó,  com apenas 13 anos, que a venezuelana Carolina Herrera percebeu seu interesse pela moda. Já estilista, apesar de não ter uma formação formal, tinha olho para a moda e uma poderosa rede de contatos que a incentivou a empreender. Começou sua carreira exibindo sua primeira coleção de roupas no Metropolitan Club de Nova York, em 1981. Desde então, vive em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Em 1988, Carolina Herrera entrou no negócio de perfumaria, lançando seu primeiro perfume batizado com seu próprio nome. A fragrância foi criada pelos perfumistas Carlos Benaim, Clement Gavarry e Rosendo Mateu da IFF.

O perfume Carolina Herrera é um rico floral branco, tuberosa e jasmim, levemente amadeirado e almiscarado, com notas de Bergamota, Damasco, Sândalo e Âmbar.

Com o sucesso de sua primeira fragrância em 1988, três anos depois, em 1991 foi a vez de lançar Herrera for men, um aromático fougère amadeirado, outro sucesso da marca. Mais tarde, no final da década de 90, lançou 212 e 212 Men, ambos assinados por Alberto Morillas. E 20 anos depois, vieram o 212 VIP e o 212 VIP Men.

Assim, cada sucesso anterior deu força e autoridade para novos lançamentos até hoje.

Como me tornar um perfumista de sucesso?

Para se tornar um perfumista de sucesso, é preciso reunir conhecimento olfativo, criatividade, habilidade interpessoal, curiosidade, resiliência e repertório cultural. Nessa jornada de aprendizado contínuo, o importante é buscar formação especializada de confiança em perfumaria, com chancela internacional e instrutores especialistas em suas áreas de atuação, afinal, estar preparado é tudo, como dizia Hamlet.

Para te ajudar nessa jornada, deixo aqui link onde você conhece mais sobre os cursos da nossa escola.

Um 212 ideal para cada momento

A diversidade de fragrâncias da linha 212, permite encontrar um perfume ideal para cada momento ou para cada humor. Veja algumas ideias que preparei pra vocês:

Femininos

Um brilho extra no seu dia a dia agitado: 212 VIP Rosé Smiley

Uma pitada de vibração e efervescência o dia todo: 212 VIP Rosé

Um grito de liberdade e leveza: 212 Heroes for Her

Uma dose extra de autoconfiança e sofisticação: 212 VIP

Acordou se sentindo chic e  minimalista, mas quer ser notada: 212 NYC

Querendo todos os olhares para você: 212 Sexy

Se sentindo sexy e divertida: 212 VIP Smiley

Masculino

Um shot de energia na correria diária: 212 VIP Black Smiley

Para dias de autoconfiança nas nuvens sem abrir mão da elegância: 212 VIP Black

Para celebrar quem você é todos os dias: 212 Heroes

Acordou se sentindo poderoso?: 212 VIP Men

Para deixar um pouco de perfume por onde passa: 212 Sexy Men

Acordou básico e elegante, mas com personalidade: 212 Men NYC

Como diferenciar o perfume original do falsificado? 

Para quem comprou um perfume Carolina Herrera e está em dúvida se o produto é original, existem algumas formas de se certificar. Por exemplo, como saber se o 212 VIP é original? 

Primeiro, consulte a embalagem do produto para ver se há um selo da Adipec. Ele deve vir colado no cartucho e/ou no envoltório de celofane/prolipopileno, juntamente com a etiqueta de adequação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O selo é registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e é usado obrigatoriamente por todos os associados que importam e distribuem perfumes, para evitar falsificações. Ele é autodestrutivel e, por isso, não pode ser removido e reutilizado em outro produto. 

Outra forma é estar atento à cor e às características da embalagem. Verifique se ela está lacrada, se é bem acabada, se o cartucho vem com o berço e se ela contém o batch code. O batch code é uma sequência numérica em baixo-relevo na caixa do perfume, que traz as informações do lote de produção.

Para os mais conhecedores, observe também as notas olfativas do perfume e a sua durabilidade, que é reduzida em produtos falsificados. 

Se você ainda não conhece as fragrâncias dos perfumes 212, espero que esse conteúdo tenha despertado a sua curiosidade para experimentar as fragrâncias de Carolina Herrera. Se você já é íntimo da marca, deixe aqui seus comentários sobre suas impressões, vou adorar saber!

Au revoir!

Cheirosamente,

Alessandra Tucci.

Paralela Escola Olfativa

Uma escola livre que nos inspira não só a pensar ou fazer diferente, mas a sentir. Somos a única no Brasil a oferecer certificado pela Cinquième Sens (escola francesa com 43 anos de atuação na França e presente em mais de 10 países) e a pioneira no Brasil, em que sentir para entender a perfumaria é a principal metodologia. Não ensinamos fórmulas prontas: ensinamos a pensar, a ousar. Nesses quase 8 anos de atuação, recebemos mais de 1200 alunos na nossa sede, em São Paulo, e os incentivamos a olhar para a perfumaria em todos os ângulos.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *