Há alguns meses iniciei no meu LinkedIn pessoal uma série que nomeei de “Paralelas Que Se Encontram”, como forma de relembrar daqueles que direta ou indiretamente contribuíram com a história desse empreendimento que é a Paralela Escola Olfativa.
Empreendimento, já que foi uma iniciativa tão sonhada por mim, uma mulher que trabalhou por mais de 20 anos na indústria da perfumaria, sempre encantada pelo potencial desse setor no Brasil.
Não dá para dissociar a história dessa escola daquele que é seu fundamento, sua razão de existir: empreendedorismo feminino.
Por isso, nesse mês do Dia Internacional da Mulher, dedico essas “Paralelas Que Se Encontram” a três mulheres que contribuíram com a Escola por outro viés que não o de planejar os cursos, organizar, lecionar ou solucionar para fazer acontecer.
Ainda que ao nosso lado, elas ocupam um lugar ainda mais precioso: o de alunas.
E para reforçar aquela máxima que vivo pincelando por aqui, de que “aprendo tanto quanto ensino”, trouxe essas três narrativas distintas pra que possamos nos inspirar dentro da perfumaria, mas por caminhos diversos.
Cheiro: um anfitrião invisível
Quem descreve uma das funções do cheiro dessa forma tão simples e precisa é a Carolina Gotardo. Química de formação, nunca havia estudado ou trabalhado com perfumes e encontrou a Paralela ao buscar aprofundamento na área.
De mãos dadas com a Escola como aluna do curso Marketing Olfativo e conquistando o título de Expert em Perfumaria no curso de Formação em Perfumaria, trilhou um caminho pelo conhecimento que hoje contribui na construção da expertise e seriedade de sua empresa: a Carolina Gotardo Ateliê Olfativo (@carolinagotardoatelieolfativo no Instagram).
Em seu ateliê, Carol trabalha a conscientização da importância de se ter um cheiro como estratégia de negócio, para além do bem estar e da criação de memórias, estabelecer relações. “E, nesse momento difícil que vivemos, o cheiro é um anfitrião invisível”.
Seja presencialmente em um ambiente ou por meio de uma encomenda perfumada, não tem como negar: o cheiro nos aproxima. E é uma honra ter a Carol como aliada nessa multiplicação.
Descomplicar a perfumaria para empoderar o nariz
Esse “lema” parece ter saído da minha boca! Quem conhece um pouco mais da história da Paralela sabe que uma das minhas maiores motivações ao fundá-la (e mantê-la e investir minha energia vital diariamente) é a de acessibilizar o conhecimento da perfumaria no Brasil.
Portanto, é de se imaginar que quando encontro algum entusiasta da perfumaria que vai de encontro com esse meu objetivo, um elo se estabelece. Só com aliados que conseguimos ir mais longe. E essa troca de conhecimento é o que fortalece as conexões e agrega à comunidade.
Aluna da 8ª turma do Formação em Perfumaria, Letícia Maci (@leticiamaci no Instagram), que já tinha uma jornada na indústria da beleza, conquistou o título de Expert em Perfumaria e em 2020 decidiu compartilhar os seus conhecimentos nos canais digitais.
Em seu canal no YouTube, que já soma mais de 11 mil inscritos, a comunidade encontra de forma segura e acessível resenhas, lançamentos de perfumes e curiosidades sobre o universo da perfumaria.
Eu pude acompanhar como o novo projeto da Letícia foi cuidadosamente planejado e cultivado ao longo do ano após uma carreira conduzida com seriedade e, como fundadora da Escola, é realizador testemunhar essas iniciativas que estimulam a troca e agregam para a diversificação do segmento.
Perfumaria: o coração da empresa
A busca por conhecimento muitas vezes vem de um descontentamento, uma insatisfação.
Assim foi com a microempresária Eliana, que encontrou na confecção de brindes corporativos e para eventos uma forma de trabalhar em contato com a perfumaria. Mas, passado um tempo, se enxergou desconectada dessa arte, que deveria ser o coração da sua empresa.
Como aluna do Ateliê de Criação de Perfumes, curso de Marketing Olfativo e, finalmente, Expert em Perfumaria, como membro da 8ª turma do curso de Formação em Perfumaria, se aprofundou no entendimento desse universo, se reconectou a essência de seu negócio e hoje traça novos caminhos na Eliá Essências (@eliaessencias no Instagram), localizado no Itaim Bibi, em São Paulo.
Em um momento especialmente desafiador, para os negócios e para a humanidade, Eliana percebeu que precisava estabelecer maior proximidade com os seus clientes, oferecendo aconchego e conforto por meio de seus produtos e serviços. E a solução foi se reinventar.
Entende o porque eu insisto em dizer que aprendo muito, além de ensinar?
Estabelecer relações, se fazer mais próximo, conscientizar, compartilhar conhecimento… São muitas as frentes possíveis dentro da perfumaria mas, independentemente do caminho trilhado, conhecimento é chão.
Para começar com um ateliê ou tornar-se expert em perfumaria, entre em contato conosco e teremos o maior prazer em te orientar nessas escolhas.
Cheirosamente,
Alessandra Tucci.