Para Compreender a Perfumaria de NICHO em 5 Palavras
2 de março de 2021
As marcas que apontam para o futuro da Perfumaria Brasileira
31 de março de 2021

3 Cases da Paralela Que Se Encontram

Há alguns meses iniciei no meu LinkedIn pessoal uma série que nomeei de “Paralelas Que Se Encontram”, como forma de relembrar daqueles que direta ou indiretamente contribuíram com a história desse empreendimento que é a Paralela Escola Olfativa.

Empreendimento, já que foi uma iniciativa tão sonhada por mim, uma mulher que trabalhou por mais de 20 anos na indústria da perfumaria, sempre encantada pelo potencial desse setor no Brasil. 

Não dá para dissociar a história dessa escola daquele que é seu fundamento, sua razão de existir: empreendedorismo feminino.

Por isso, nesse mês do Dia Internacional da Mulher, dedico essas “Paralelas Que Se Encontram” a três mulheres que contribuíram com a Escola por outro viés que não o de planejar os cursos, organizar, lecionar ou solucionar para fazer acontecer.

Ainda que ao nosso lado, elas ocupam um lugar ainda mais precioso: o de alunas.

E para reforçar aquela máxima que vivo pincelando por aqui, de que “aprendo tanto quanto ensino”, trouxe essas três narrativas distintas pra que possamos nos inspirar dentro da perfumaria, mas por caminhos diversos.

Cheiro: um anfitrião invisível

Quem descreve uma das funções do cheiro dessa forma tão simples e precisa é a Carolina Gotardo. Química de formação, nunca havia estudado ou trabalhado com perfumes e encontrou a Paralela ao buscar aprofundamento na área.

De mãos dadas com a Escola como aluna do curso Marketing Olfativo e conquistando o título de Expert em Perfumaria no curso de Formação em Perfumaria, trilhou um caminho pelo conhecimento que hoje contribui na construção da expertise e seriedade de sua empresa: a Carolina Gotardo Ateliê Olfativo (@carolinagotardoatelieolfativo no Instagram).

Em seu ateliê, Carol trabalha a conscientização da importância de se ter um cheiro como estratégia de negócio, para além do bem estar e da criação de memórias, estabelecer relações. “E, nesse momento difícil que vivemos, o cheiro é um anfitrião invisível”.

Seja presencialmente em um ambiente ou por meio de uma encomenda perfumada, não tem como negar: o cheiro nos aproxima. E é uma honra ter a Carol como aliada nessa multiplicação.

Descomplicar a perfumaria para empoderar o nariz

Esse “lema” parece ter saído da minha boca! Quem conhece um pouco mais da história da Paralela sabe que uma das minhas maiores motivações ao fundá-la (e mantê-la e investir minha energia vital diariamente) é a de acessibilizar o conhecimento da perfumaria no Brasil.

Portanto, é de se imaginar que quando encontro algum entusiasta da perfumaria que vai de encontro com esse meu objetivo, um elo se estabelece. Só com aliados que conseguimos ir mais longe. E essa troca de conhecimento é o que fortalece as conexões e agrega à comunidade.

Aluna da 8ª turma do Formação em Perfumaria, Letícia Maci (@leticiamaci no Instagram), que já tinha uma jornada na indústria da beleza, conquistou o título de Expert em Perfumaria e em 2020 decidiu compartilhar os seus conhecimentos nos canais digitais.

Em seu canal no YouTube, que já soma mais de 11 mil inscritos, a comunidade encontra de forma segura e acessível resenhas, lançamentos de perfumes e curiosidades sobre o universo da perfumaria. 

“A formação da Paralela foi fundamental para me dar a base e o suporte nessa nova etapa”.

Eu pude acompanhar como o novo projeto da Letícia foi cuidadosamente planejado e cultivado ao longo do ano após uma carreira conduzida com seriedade e, como fundadora da Escola, é realizador testemunhar essas iniciativas que estimulam a troca e agregam para a diversificação do segmento.

Estivémos juntas na primeira turma do Ateliê de Criação – Paleta Vibrante

Perfumaria: o coração da empresa

A busca por conhecimento muitas vezes vem de um descontentamento, uma insatisfação.

Assim foi com a microempresária Eliana, que encontrou na confecção de brindes corporativos e para eventos uma forma de trabalhar em contato com a perfumaria. Mas, passado um tempo, se enxergou desconectada dessa arte, que deveria ser o coração da sua empresa.

Como aluna do Ateliê de Criação de Perfumes, curso de Marketing Olfativo e, finalmente, Expert em Perfumaria, como membro da 8ª turma do curso de Formação em Perfumaria, se aprofundou no entendimento desse universo, se reconectou a essência de seu negócio e hoje traça novos caminhos na Eliá Essências (@eliaessencias no Instagram), localizado no Itaim Bibi, em São Paulo.

“Os cursos da Paralela vinham de encontro com o que eu precisava para que as mudanças pudessem acontecer na minha empresa”.

Em um momento especialmente desafiador, para os negócios e para a humanidade, Eliana percebeu que precisava estabelecer maior proximidade com os seus clientes, oferecendo aconchego e conforto por meio de seus produtos e serviços. E a solução foi se reinventar.

“Aprendi a fazer parcerias com outras empresas e a conduzir a minha empresa de forma mais sustentável, com uma produção mais limpa, com mais respeito pelas pessoas e consideração pelo entorno”.

Entende o porque eu insisto em dizer que aprendo muito, além de ensinar?

Estabelecer relações, se fazer mais próximo, conscientizar, compartilhar conhecimento… São muitas as frentes possíveis dentro da perfumaria mas, independentemente do caminho trilhado, conhecimento é chão.

Para começar com um ateliê ou tornar-se expert em perfumaria, entre em contato conosco e teremos o maior prazer em te orientar nessas escolhas.

Cheirosamente,

Alessandra Tucci.

Paralela Escola Olfativa
Paralela Escola Olfativa
Uma escola livre que nos inspira não só a pensar ou fazer diferente, mas a sentir. Somos a única no Brasil a oferecer certificado pela Cinquième Sens (escola francesa com 43 anos de atuação na França e presente em mais de 10 países) e a pioneira no Brasil, em que sentir para entender a perfumaria é a principal metodologia. Não ensinamos fórmulas prontas: ensinamos a pensar, a ousar. Nesses quase 8 anos de atuação, recebemos mais de 1200 alunos na nossa sede, em São Paulo, e os incentivamos a olhar para a perfumaria em todos os ângulos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat