Paralela para sua empresa: Conhecimento para se preparar e usufruir dos novos futuros sensoriais
3 de agosto de 2021
Os OUROS da Perfumaria Japonesa – de Kenzo à Sakura
3 de setembro de 2021

5 Fatores que fizeram o Curso de Formação chegar à 11ª Edição

Olá, como você está? Esperamos que bem. Hoje o post do Blog vem de um artigo criado por Alessandra Tucci, nosso Nariz Fundador, em seu LinkedIn pessoal. Vamos lá?

Friends, CSI, Grey’s Anatomy, Modern Family… Mesmo que você não tenha acompanhado nenhum desses seriados estadunidenses, um fato deve ser reconhecido: esses trabalhos impactaram milhares de pessoas, por 10 ou mais temporadas no ar, sem perder o prumo.

Qual o segredo para se manter relevante, transformando trajetórias, edição após edição?

A resposta é o famoso clichê: “não existe fórmula pronta”.

E eu digo: ainda bem!

Esse é mais um dos meus valores perpetuados aqui na Paralela Escola Olfativa. Acredito que cada trilha é única, quando construída com a sensibilidade e o senso crítico apurados, por meio do conhecimento.

E assim foi com a trajetória do Curso de Formação em Perfumaria: iniciada em 2015, agora em 2021 atingiu a marca de 10 edições de muitas vivências, realizações e claro, aprendizados.

Como me comprometo seriamente com o nosso lema de que todo compartilhamento pode gerar frutíferos insights, organizo aqui fatores fundamentais na concretização desse “selo” de 10 edições formando Experts em Perfumaria, com sucesso. 

Vamos aos 5 fatores:

1.METODOLOGIA SEM FÓRMULAS PRONTAS

Ao iniciar o meu trabalho com a Paralela, busquei uma metodologia confiável, que não só inspirasse a pensar, mas também a sentir. Assim, “importei” com exclusividade no Brasil o “savoir-faire” da escola francesa Cinquième Sens. Daqui, saem Experts em Perfumaria com a expertise brasileira e com certificado com a chancela da capital mundial dos perfumes. 

Nosso Nariz Fundador, Alessandra Tucci, em frente a sede da Cinquième Sens em Paris

2.ACESSO AOS BASTIDORES

Sabe aquela crença de que a melhor forma de aprender é trabalhando? Não acredito que essa seja uma verdade absoluta. Estar em contato com os bastidores da área de interesse já é determinante para se orientar sobre os processos e também ter referencial de quais possibilidades se adequam ao conhecimento que se pretende desenvolver.

Por isso, sempre me preocupei em colocar o aluno em contato com os “backstages” a que temos acesso privilegiado. Em casas de fragrâncias como a FirmenichSymrise e a Givaudan, nossos Experts em formação avaliaram fragrâncias e até participaram de uma mesa redonda com perfumistas, para entender os processos criativos. Aliás, reforço meu agradecimento a Lucia Lisboa, VP Regional de Fragrâncias da Givaudan pela recepção. 

Visita à Symrise
Visita à Givaudan

O tour pelo núcleo olfativo e pelos trâmites da fábrica da Natura também sempre foram emblemáticos. Além de sermos apresentados aos projetos de sustentabilidade pela líder da área Luciana Villa Nova, e aos processos dos ingredientes exclusivos da biodiversidade brasileira pelo Artur Placeres, a quem também agradeço imensamente. 

Visita à Natura

Sempre recebidos também de braços abertos pela Avonque não apenas nos apresentou a empresa e seu método de desenvolvimento de fragrâncias globalmente, como também nos convidou a participar ativamente de uma experiência sensorial. Em uma pesquisa in blind, os nossos alunos puderam avaliar novos produtos que seriam lançados no mercado. Oportunidades valiosas!

Visita à Avon

Novidadeira que sou, ampliei as visitas à outras empresas de referência como a Fav 105, Decorideia eWeathon. Também realizamos um belíssimo passeio a céu aberto n’O Lavandário, em Cunha-SP, com direito a plantação de mudas, além da tour guiada por Fernanda Freire e aula sobre os tipos de lavanda e acompanhamento do processo de destilação.

Visita ao Lavandário

Não só novidadeira, mas também passeadeira que sou, incentivei os alunos da 5ª edição para ultrapassarmos as fronteiras estaduais e em Curitiba conferirmos os bastidores de O Boticário. Foi riquíssimo!

Visita O Boticário

E então, os bastidores mais aventureiros de todos os tempos foram as 17 alunas que em 2019 atravessaram o oceano a bordo da Paralela Escola Olfativa rumo a…Paris! A “Etapa Européia”, como batizamos esse módulo do curso, teve o roteiro todo desenhado por mim, por bastidores criteriosamente selecionados (e também muito seletivos, modéstia à parte…).

Nessa experiência compreendi que o ciclo da educação se baseia em proporcionar aos aprendizes, os conhecimentos com os formatos que você desejaria que tivessem sido aplicados na sua formação. Por isso, concretizar esse estudo na França, em lugares tão exclusivos, foi um marco, que relatei em outras publicações, em Parte I e Parte II

Etapa Européia – em frente à sede da Cinquième Sens em Paris
Etapa Européia – em frente à fábrica da Guerlain em Paris

3.COMUNIDADE FORTE

Sempre digo: perfume rende boas conversas. E as conexões se intensificam com encontros regulares do curso e muita conversa de qualidade, encabeçadas por um time poderoso de profissionais.

Essa criteriosa seleção de instrutores com abordagem muito humanizada e sensível, além de muito profunda e técnica, é fruto dos relacionamentos que cultivei ao longo de 20 anos trabalhando no setor. Apaixonados pelo que fazem, são muito disponíveis a orientar com responsabilidade, tirar dúvidas, ouvir. Cada indivíduo.

Aqui aproveito para destacar e agradecer os instrutores Phil Roques e Dani Barbizan pela longa e bonita dedicação nessa trajetória aqui com a Paralela.

Danielle Barbizan e Philippe Roques

Essa forte comunidade, nos levou, inclusive, a realizar uma edição de Formação para a CapuaniOs profissionais da casa de fragrânciasque já tanto evoluíram em outros projetos conosco, conquistaram o título de Experts, em 2017.

Formação em Perfumaria para a empresa Capuani

E, a nossa premissa de compartilhar conhecimento não é só estimulada na relação aluno-instrutor, mas também entre os alunos. Por isso, vale destacar que o Projeto de Conclusão de Curso, em que instigamos os alunos a refletir sobre temas e desafios do setor e a realizar pesquisas agregadoras, arrematam esse grande senso de vivência e que fortalece o espírito de colaboração.

Como aconteceu na entrega do projeto de conclusão de curso das alunas Andressa, Dandara, Claudia, Meire e Viviane, que trabalharam o tema de inovação tecnológica na 8ª edição do curso de Formação. O trabalho foi baseado em um case da Amyi, uma marca de nicho da perfumaria brasileira, que tem Larissa e Luciana como fundadoras. A marca tem como diferencial a experiência, tecnologia e fragrâncias criadas por perfumistas brasileiros. Larissa foi convidada pelas alunas e contou um pouco mais sobre essa diferenciação e exclusividade. Para quem ainda não conhece a Amyi, elas já participaram do Shark Tank e vale assistir!

Projeto de conclusão sobre inovações na perfumaria – Case Amyi

4.CREDIBILIDADE

Metodologia francesa, expertise brasileira, instrutores competentes e disponíveis, que estimulam o sentir… Essa somatória resulta em uma instituição sólida, que acredita na educação com informações seguras e abordagem dinâmica. E nessa abordagem diferenciada está a experiência olfativa.

E esse despertar e treinar do nariz, aqui na Paralela acontece não só por conhecimento de fontes seguras, mas por ingredientes da mais alta qualidade. Todos os nossos alunos recebem um Kit Olfactorium®, desenvolvido com matérias-primas da mais alta qualidade, inclusive importadas, e produzido por nós, para que cada aluno trabalhe assimilando os cheiros e criando. Criando muito!

Alguns produtos do Kit Olfactorium® do Formação em Perfumaria

5.FLEXIBILIDADE

E por falar de Kit Olfactorium®, como não pontuar a flexibilidade? Esse adjetivo está incorporado em nossas ações desde o princípio. A começar pela nossa primeira edição, em 2015, sediada já nesse prédio, mas em um espaço menor, no 2º andar. Literalmente, galgamos degraus e ampliamos

Nossa primeira sala no 2º andar

Mas a flexibilidade foi além do espaço físico. Em 2018, já com a expertise de três edições de sucesso, pela primeira vez realizamos uma dobradinha de edições: uma turma no 1º e outra no 2º semestre.

Assim a flexibilidade se fez presente, quando mais precisamos dela, como bem sabemos, em 2020. Nos adaptamos em tempo recorde, a nossa comunidade forte também seguiu unida, ainda que remotamente e os nossos kits olfativos chegaram impecáveis nas mãos de quem já estava com a gente na jornada da 8ª edição que, vale reforçar: não deixou nada a desejar.

Descobrimos no modelo online outros benefícios da experiência sensorial e assim seguimos, lapidando, reformulando e sempre revisitando esse curso para assegurar esses 5 fatores de sucesso.

Brinde no fechamento da 9ª turma do Formação em Perfumaria

Sempre prontos para atender os anseios e necessidades do mercado, vamos rumo à essa nova temporada: 11ª Edição do Curso de Formação em Perfumaria, com início em Agosto. Te convido a saber mais detalhadamente AQUI.

Caso tenha mais alguma dúvida, me envie uma mensagem no e-mail contato@paralelaescolaolfativa.com.br que responderei com o maior prazer. Agradeço por ter revisitado essa trajetória junto comigo.

Cheirosamente, Alê Tucci.

Paralela Escola Olfativa
Paralela Escola Olfativa
Uma escola livre que nos inspira não só a pensar ou fazer diferente, mas a sentir. Somos a única no Brasil a oferecer certificado pela Cinquième Sens (escola francesa com 43 anos de atuação na França e presente em mais de 10 países) e a pioneira no Brasil, em que sentir para entender a perfumaria é a principal metodologia. Não ensinamos fórmulas prontas: ensinamos a pensar, a ousar. Nesses quase 8 anos de atuação, recebemos mais de 1200 alunos na nossa sede, em São Paulo, e os incentivamos a olhar para a perfumaria em todos os ângulos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat