Novas (velhas) fontes de matérias-primas na perfumaria, upcycling.
24 de setembro de 2021
Avaliador Olfativo: o coração de uma fragrância
14 de janeiro de 2022

A potência do savoir faire Francês na perfumaria Brasileira

Peugeot, Renault, Citroën, Le Cordon Bleu, Louis Vuitton, Cartier, Chanel, Aliança Francesa…

Esses grandes nomes, por si só, já são provas grandiosas de que a conexão França-Brasil é uma potência.

Nas artes da música, literatura, gastronomia e, claro, na arte da perfumaria, esse “know how” se faz presente. “Know how”? Melhor: o “savoir faire”.

Esse “saber fazer” francês é base sólida que influencia os códigos da perfumaria brasileira que, com uma história muito mais recente, tem o país berço da perfumaria como maior referência, somado, claro, a nossa identidade tropical:

Granado

Instituída por D. Pedro II como a farmácia oficial da família imperial brasileira, desde 1870 se mantém fiel ao seu DNA carioca em suas criações. 

Se lembra do sucesso da linha Bossa, que em 2020 presenteou o mercado brasileiro com novos territórios olfativos?

E neste ano de 2021, a marca reforçou ainda mais a união singular da clássica perfumaria francesa com a irreverência brasileira ao lançar a linha “Vintage”, em comemoração aos seus 150 anos de história. 

Com fragrâncias exclusivas, em embalagens luxuosas de estilo art nouveau, a linha traduziu um convite para um passeio sensorial pelo Rio de Janeiro no século XIX. 

A botica mais tradicional do Brasil domina tão bem essa mistura Brasil-França que além de ter extrapolado o território nacional, está presente em Portugal, Estados Unidos e… Onde mais? Paris, França, mon amour!

Perfumaria Phebo

Fundada em 1930 em Belém do Pará, a marca mãe do “Odor de Rosas” segue com bossa e alegria acompanhando a expansão internacional da Granado Pharmácias. Ou seja, também está em Paris, d’accord?

Com uma estética inovadora, tanto visual como olfativa, é poderoso ver como a Phebo está conseguindo flertar com a veia conceitual dos perfumes de nicho aterrissados ao gosto do brasileiro.

Inconformada em seguir as tendências olfativas universais da perfumaria mundial, vem criando novas histórias e sensações, seguindo fiel ao seu DNA, afinal, Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido como símbolo de uma nova era da perfumaria brasileira. Previsão concretizada!

O.U.i

A marca de alta perfumaria do Grupo Boticário é grande símbolo dessa paixão nacional somada ao savoir-faire francês. Inovação recente e ousada, foi totalmente desenvolvida na França utilizando 5 ingredientes cultivados na cidade de Grasse: rosa, lavanda, mimosa, folhas de violeta e sálvia, trabalhados no ateliê, no bairro de Montmartre.

Original, Unique e individuel: Como o próprio nome sugere, é um convite a abraçar o espírito independente do parisiense e instigar os rituais individuais. 

Inclusive, reforçando ainda mais a potência (e até sincronicidade) dessa conexão França-Brasil, esse Eau de Parfum Jardin de Grasse tem criação do premiado mestre perfumista Olivier Cresp, que em 1992 iniciou na Firmenich junto a mim. Ele na França, eu no Brasil.

Foi na Casa de Fragrâncias Firmenich, logo em minha primeira experiência profissional na perfumaria, que essa sabedoria da perfumaria francesa me fisgou. E resultou, 20 anos depois, na fundação da primeira escola de perfumaria do Brasil: a Paralela Escola Olfativa, com a chancela da escola Cinquième Sens.

Graças a essa potente aliança, o Brasil desfruta há quase uma década de sua primeira escola de perfumaria, com metodologia francesa e expertise brasileira. 

E em comemoração a esses 10 anos, estamos preparando pra você Masterclasses internacionais que estreitam ainda mais esses laços franco-brasileiros.  Fique de olho para o calendário das Masterclasses 2022 que está por vir: 

Masterclass L’Occitane en Provence;

Masterclass Bioland com foco no ingrediente Ylang Ylang;

Masterclass Cinquième Sens Grasse sobre os ingredientes naturais da região berço da perfumaria;

Masterclass com a escritora, historiadora de perfumes, especialista e consultora de perfumes de luxo Elisabeth de Feydeau.

Assim seguimos, encurtando essa ponte oceânica, valorizando a perfumaria nacional e democratizando a educação olfativa.

Fique de olho no calendário e rendez-vous en 2022!

Cheirosamente, 

Alê Tucci

Paralela Escola Olfativa
Paralela Escola Olfativa
Uma escola livre que nos inspira não só a pensar ou fazer diferente, mas a sentir. Somos a única no Brasil a oferecer certificado pela Cinquième Sens (escola francesa com 43 anos de atuação na França e presente em mais de 10 países) e a pioneira no Brasil, em que sentir para entender a perfumaria é a principal metodologia. Não ensinamos fórmulas prontas: ensinamos a pensar, a ousar. Nesses quase 8 anos de atuação, recebemos mais de 1200 alunos na nossa sede, em São Paulo, e os incentivamos a olhar para a perfumaria em todos os ângulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.