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A verdade sobre dupes de perfumes: inovação ou imitação?

Na busca por fragrâncias luxuosas a preços acessíveis, muitos recorrem aos “dupes”. Mas já parou para pensar o que realmente estamos apoiando ao escolher essas alternativas?

Qualidade vs. Preço

Vamos começar lembrando que estamos comparando as versões originais, que são criadas por perfumistas reconhecidos, com base em pesquisas e investimento contínuo em novas matérias-primas, às versões dupes, que substituem ingredientes naturais e inovadores por matérias-primas de custo reduzido, sem investimento em pesquisa e desenvolvimento, com equipes enxutas e sem a pressão para garantir a segurança das fragrâncias e boas práticas de ESG.

A qualidade não é a mesma do original; podem ser menos elegantes, com superdoses de alguns ingredientes. Há quem defenda que os dupes são uma alternativa democrática ao luxo, tornando as fragrâncias mais raras acessíveis a todos. Será?

Ladath, Lattafa – perfume árabe, dupe de Roses Musk, Montale. Foco em embalagens rebuscadas e pesadas reforçando a ideia de luxo.

 

Direitos autorais e originalidade

Não existe regulamentação sobre a prática de dupes e sua comercialização.

De um lado, as marcas originais, reconhecidas internacionalmente e de grande valor e poder econômico, investem milhões no desenvolvimento de um novo produto.

Do outro, os dupes: uma oportunidade de massificar produtos de luxo, com embalagens atraentes, preços acessíveis e investimentos direcionados à divulgação nas redes.

Impacto no mercado

Será que a popularidade dos dupes ameaça a existência de perfumes originais, ou eles simplesmente coexistem, atendendo diferentes públicos e até mesmo reforçando a popularidade das marcas originais?

Perfumes Zara, conhecidos por se assemelharem aos originais.

São os influenciadores que recebem e divulgam os produtos nas redes sociais. E quem são os influenciadores? São pessoas apaixonadas por perfumes, que compartilham um estilo de vida, que colocam seus talentos à disposição de marcas para a divulgação de seus produtos favoritos ou dos produtos com os quais possuem contratos publicitários. O desafio do consumidor é separar uma coisa da outra.

Na sociedade líquida de Bauman, os vínculos são frágeis e mutantes, a marca que faz sucesso hoje desaparece amanhã; o influenciador que amava e usava uma marca hoje, divulga outra amanhã.

Não somos ingênuos. Na perfumaria, como em qualquer outro segmento, existe a prática de inspirações, mais ou menos fiéis aos originais, que vêm da época da rivalidade entre Guerlain e Coty, com Shalimar e Emeraude, ou Chanel 5 e Quelques Fleurs, por exemplo. As inspirações existem e sempre existirão. Podemos até recorrer a Lavoisier: “Nada se cria, tudo se transforma”, para tentar explicar os Dupes.

Shalimar, Guerlain (1925) e Emeraude, Coty (1921).

A verdade é que surfar a onda de sucesso de quem veio antes e abriu caminho não é invenção dos Dupes. Talvez a grande revolução tenha sido jogar luz para essa prática e fazer com que toda a cadeia fale sobre isso e reflita sobre a perfumaria-arte x perfumaria fast-fashion, e como as marcas (grandes e pequenas, mais e menos criativas) querem desenhar a evolução da perfumaria, um setor que já foi conhecido por não mudar há anos e que vem mudando em velocidade sem precedentes.

Lavoisier, químico revolucionário francês do século XVIII a quem é atribuída a frase “Nada se cria, tudo se transforma”.

Conclusões finais

Dupes são uma forma de democratizar o acesso ao luxo ou uma cópia nada criativa da inovação alheia?

Sempre existem dois lados dessa moeda, e opiniões podem variar drasticamente baseado na vivência de cada um.

Quando discutimos o tema em um espaço especializado e seguro, que promove o aprendizado e o debate, conseguimos conhecer novos pontos de vista e ampliar o entendimento.

Você apoia ou evita o uso de dupes de perfumes?

Paralela Escola Olfativa

Uma escola livre que nos inspira não só a pensar ou fazer diferente, mas a sentir. Somos a única no Brasil a oferecer certificado pela Cinquième Sens (escola francesa com 43 anos de atuação na França e presente em mais de 10 países) e a pioneira no Brasil, em que sentir para entender a perfumaria é a principal metodologia. Não ensinamos fórmulas prontas: ensinamos a pensar, a ousar. Nesses quase 8 anos de atuação, recebemos mais de 1200 alunos na nossa sede, em São Paulo, e os incentivamos a olhar para a perfumaria em todos os ângulos.

One comment

  1. Eu apoio os dupes, pois inúmeros deles me levaram aos originais!

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