No processo de aprendizagem, o hábito da leitura é um grande aliado para apoiar os estudos pré e pós cursos de perfumaria na Paralela Escola Olfativa. Estudar é uma necessidade profissional e a especialização, uma evolução poderosa.
Aprendemos mais quando preparamos previamente nossa mente com doses de informações e naturalmente colocamos em prática os conhecimentos além de criar uma rede de novas conexões a partir do ganho em repertório.
A Biblioteca Olfativa é o espaço que criamos para citar livros que são referência para mentes criativas e apaixonadas por perfumes. Aqui é onde book e perfume lovers podem se sentir mais que à vontade de sentar, pegar um café e degustar nossas impressões sobre algumas leituras. A seleção que fizemos está baseada em livros que lemos combinada com indicações de parceiros e instrutores.
Pegue um papel e uma caneta para anotar os livros que mais cativaram sua atenção, e salve essa página nos favoritos – iremos atualizá-la sempre com novas citações!
• Patrick Süskind – O Perfume
O clássico dos clássicos, a inspiração inicial. Jean-Baptiste Grenouille envolve com seu instinto animal e o olfato mais apurado do mundo.
• Jean-Claude Ellena – Diário de um Perfumista
Um ótimo adicional para sua rotina, com curtos capítulos, Jean-Claude nos convida para um passeio diário ao seu lado através de suas percepções olfativas.
• Chandler Burr – O Imperador do Olfato
Jornalista expressivo e curador de arte do Departamento de Arte Olfativa do Museum of Art and Design em Nova York, Burr fala sobre a história de Luca Turin com uma escrita elegante e pitadas de humor.
• Tilar Mazzeo – O segredo de Chanel Nº5
• Renata Aschar – Brasilessência
Da esquerda pra direita, os livros de perfumaria em português: O perfume, de Patrick SÜSKIND; Diário de Um Perfumista, de Jean-Claude ELLENA; O Imperador do Olfato, de Chandler BURR.
• Luca Turin e Tania Sanchez – Perfumes: The A–Z Guide: Sem demagogias, os autores falam sua opinião nua e crua sobre mais 1800 perfumes.
• Elisabeth de Feydeau – El Perfumista de Maria Antonieta: Uma das rainhas mais influentes na História, sua relação com o mundo da perfumaria era íntima.
• NEZ – edições semestrais (disponível na escola para compra): Uma revista, que é um livro… Uma verdadeira enciclopédia de curiosidades olfativas!
• David Howes – Empire of the Senses: uma imersão histórica, cultural e comportamental sobre o papel do olfato nas sociedades de diferentes períodos.
• Constance Classen & David Howes – Aroma – o olfato como um fenômeno social, um gatilho polarizante ou unificante nas relações humanas.
• Rachel Herz – The Scent of Desire: com hipóteses provocativas, a autora desvenda mitos enraizados e traz à tona tópicos que são relevantes para serem debatidos.
• Chandler Burr – The Perfect Scent
• Jean-Claude Ellena – Perfume: Alchemy Of Scent
• Barbara Herman – Scent and Subversion: Decoding A Century Of Provocative Perfume
• Luca Turin – The Secret of Scent: Adventures in Perfume and the Science of Smell
• Jo Malone – My History
• J. Rose – The Collector Of Dying Breaths
• Avery Gilbert – What the Nose Knows
• Catherine Epstein – Nose Dive
Da esquerda pra direita, os livros de perfumaria em outras línguas: Perfumes The A-Z Guide, de Luca TURIN & Tania SANCHEZ; El Perfumista de María Antonieta, de Elisabeth de FREYDEAU; Revista NEZ.
Karim Rashid – Design Your Self
O design, está presente em tudo: no vestuário, no local de trabalho, decoração e alimentação, até no jeito de arrumar a mala, de usar cores e de aproveitar o tempo livre para movimentar a vida social. Mais qualidade e menos quantidade, mais planejamento e menos acaso, com essa filosofia, Karim Rashid consegue casar design e funcionalidade do começo ao fim.
Design Yourself, de Karim Rashid – foto do livro de Alê Tucci, nosso Nariz Fundor.
Tiago Mattos – Vai Lá e Faz
Um livro sobre empreender na era digital e tirar ideias do papel. Uma linguagem fácil e acessível sobre o novo mundo dos negócios.
Phydia Athayde – Negócios Criativos
30 Histórias inspiradoras de empreendedores que descobriram seu propósito e estão transformando o mundo.
Ana Holanda – Como se Encontrar na Escrita
Como reencontrar a ternura das palavras escritas e reaproximar leitor e escritor em diferentes assuntos (negócios, comportamento, relacionamentos…).
Anne Borrel, Jean-Bernard Naudin, Alain Senderens – À Mesa com Proust
A reconstituição da atmosfera e das receitas da época é um convite para desfrutar momentos privilegiados, testemunhas de uma arte de viver esquecida.
Puckette Madeline e outros – Wine Folly, O Guia Essencial do Vinho
Uma curadoria sinestésica para guardar com carinho e compartilhar com seus amigos mais próximos – basta clicar nos ícones das redes sociais que estão na foto de capa deste artigo! E se você já leu alguma dessas referências, conte nos comentários suas impressões e indique novas leituras para ampliarmos ainda mais essa troca por aqui.
Cheirosamente,
Paralela Escola Olfativa.
4 Comentários
Olá!
Um dos meus hobbys a perfumaria natural (fiz cursos da FSA e da Ane walsch)
Acompanho suas publicações e ainda quero fazer um curso.
Por isso que ENTENDER pq não colocaram o livro da Justine da ed. Laszlo?
Vcs não ensinam a perfumaria botânica e por isso não acham bons os livros?
Tânia, muito obrigada pela indicação de livro!
Queremos trazer o mundo da perfumaria botânica, para nossa escola! Seria mais uma oportunidade para aprendermos ainda mais sobre perfumes e suas possibilidades.
Guardamos sua sugestão com carinho para lermos. Recentemente, criamos dois artigos nessa linha que podem ser do seu interesse: “Viva, vegana, Verde… e sem vidro – Conheça a marca Floratropia” e “Perfumes Sustentáveis de Sana Jardin“. Obrigada e boa leitura pra nós!
Obrigada pela excelente indicação dos livros.
Celina, nós que agradecemos a consideração e gentileza. Que essas leituras tragam frutos bons e perfumados!