Viva, vegana, verde… e sem vidro – Conheça a marca Floratropia
17 de julho de 2020
Treinamentos personalizados, para a Natura e para sua empresa
5 de agosto de 2020

Biblioteca Olfativa: sua referência de livros de perfumaria

No processo de aprendizagem, o hábito da leitura é um grande aliado para apoiar os estudos pré e pós cursos de perfumaria na Paralela Escola Olfativa. Estudar é uma necessidade profissional e a especialização, uma evolução poderosa.

Aprendemos mais quando preparamos previamente nossa mente com doses de informações e naturalmente colocamos em prática os conhecimentos além de criar uma rede de novas conexões a partir do ganho em repertório.

A Biblioteca Olfativa é o espaço que criamos para citar livros que são referência para mentes criativas e apaixonadas por perfumes. Aqui é onde book e perfume lovers podem se sentir mais que à vontade de sentar, pegar um café e degustar nossas impressões sobre algumas leituras. A seleção que fizemos está baseada em livros que lemos combinada com indicações de parceiros e instrutores.

Pegue um papel e uma caneta para anotar os livros que mais cativaram sua atenção, e salve essa página nos favoritos – iremos atualizá-la sempre com novas citações!

 

LIVROS DE PERFUMARIA EM PORTUGUÊS

• Patrick Süskind – O Perfume

O clássico dos clássicos, a inspiração inicial. Jean-Baptiste Grenouille envolve com seu instinto animal e o olfato mais apurado do mundo.

• Jean-Claude Ellena – Diário de um Perfumista

Um ótimo adicional para sua rotina, com curtos capítulos, Jean-Claude nos convida para um passeio diário ao seu lado através de suas percepções olfativas.

• Chandler Burr – O Imperador do Olfato

Jornalista expressivo e curador de arte do Departamento de Arte Olfativa do Museum of Art and Design em Nova York, Burr fala sobre a história de Luca Turin com uma escrita elegante e pitadas de humor.

• Tilar Mazzeo – O segredo de Chanel Nº5

• Renata Aschar – Brasilessência

 

Da esquerda pra direita, os livros de perfumaria em português: O perfume, de Patrick SÜSKIND; Diário de Um Perfumista, de Jean-Claude ELLENA; O Imperador do Olfato, de Chandler BURR.

 

LIVROS DE PERFUMARIA EM OUTRAS LÍNGUAS

• Luca Turin e Tania Sanchez – Perfumes: The A–Z Guide: Sem demagogias, os autores falam sua opinião nua e crua sobre mais 1800 perfumes.

• Elisabeth de Feydeau  El Perfumista de Maria Antonieta: Uma das rainhas mais influentes na História, sua relação com o mundo da perfumaria era íntima.

• NEZ – edições semestrais (disponível na escola para compra): Uma revista, que é um livro… Uma  verdadeira enciclopédia de curiosidades olfativas!

• David Howes  –  Empire of the Senses: uma imersão histórica, cultural e comportamental sobre o papel do olfato nas sociedades de diferentes períodos.

• Constance Classen & David Howes – Aroma – o olfato como um fenômeno social, um gatilho polarizante ou unificante nas relações humanas.

• Rachel Herz – The Scent of Desire: com hipóteses provocativas, a autora desvenda mitos enraizados e traz à tona tópicos que são relevantes para serem debatidos.

• Chandler Burr – The Perfect Scent

• Jean-Claude Ellena – Perfume: Alchemy Of Scent

• Barbara Herman – Scent and Subversion: Decoding A Century Of Provocative Perfume

• Luca Turin – The Secret of Scent: Adventures in Perfume and the Science of Smell

• Jo Malone – My History

• J. Rose – The Collector Of Dying Breaths

• Avery Gilbert What the Nose Knows

• Catherine Epstein Nose Dive

 

Da esquerda pra direita, os livros de perfumaria em outras línguas: Perfumes The A-Z Guide, de Luca TURIN & Tania SANCHEZ; El Perfumista de María Antonieta, de Elisabeth de FREYDEAU; Revista NEZ.

 

LIVROS DE OUTROS SETORES

DESIGN

Karim Rashid  – Design Your Self

O design, está presente em tudo: no vestuário, no local de trabalho, decoração e alimentação, até no jeito de arrumar a mala, de usar cores e de aproveitar o tempo livre para movimentar a vida social. Mais qualidade e menos quantidade, mais planejamento e menos acaso, com essa filosofia, Karim Rashid consegue casar design e funcionalidade do começo ao fim.

 

Design Yourself, de Karim Rashid – foto do livro de Alê Tucci, nosso Nariz Fundor.

EMPREENDEDORISMO

Tiago Mattos – Vai Lá e Faz

Um livro sobre empreender na era digital e tirar ideias do papel. Uma linguagem fácil e acessível sobre  o novo mundo dos negócios.

Phydia Athayde – Negócios Criativos

30 Histórias inspiradoras de empreendedores que descobriram seu propósito e estão transformando o mundo.

Ana Holanda – Como se Encontrar na Escrita

Como reencontrar a ternura das palavras escritas e reaproximar leitor e escritor em diferentes assuntos (negócios, comportamento, relacionamentos…).

Anne Borrel, Jean-Bernard Naudin, Alain Senderens – À Mesa com Proust

A reconstituição da atmosfera e das receitas da época é um convite para desfrutar momentos privilegiados, testemunhas de uma arte de viver esquecida.

Puckette Madeline e outros – Wine Folly, O Guia Essencial do Vinho

 

Uma curadoria sinestésica para guardar com carinho e compartilhar com seus amigos mais próximos – basta clicar nos ícones das redes sociais que estão na foto de capa deste artigo! E se você já leu alguma dessas referências, conte nos comentários suas impressões e indique novas leituras para ampliarmos ainda mais essa troca por aqui.

 

Cheirosamente,

Paralela Escola Olfativa.

Paralela Escola Olfativa
Paralela Escola Olfativa
Uma escola livre que nos inspira não só a pensar ou fazer diferente, mas a sentir. Somos a única no Brasil a oferecer certificado pela Cinquième Sens (escola francesa com 43 anos de atuação na França e presente em mais de 10 países) e a pioneira no Brasil, em que sentir para entender a perfumaria é a principal metodologia. Não ensinamos fórmulas prontas: ensinamos a pensar, a ousar. Nesses quase 8 anos de atuação, recebemos mais de 1200 alunos na nossa sede, em São Paulo, e os incentivamos a olhar para a perfumaria em todos os ângulos.

4 Comentários

  1. TÂNIA SANTOS disse:

    Olá!

    Um dos meus hobbys a perfumaria natural (fiz cursos da FSA e da Ane walsch)

    Acompanho suas publicações e ainda quero fazer um curso.

    Por isso que ENTENDER pq não colocaram o livro da Justine da ed. Laszlo?

    Vcs não ensinam a perfumaria botânica e por isso não acham bons os livros?

  2. Celina Oliveira disse:

    Obrigada pela excelente indicação dos livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat