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Cardápio Corporativo: Sugestões da Expert em Perfumes

Essa semana descobri uma função fundamental no meu smartphone que facilita muito a minha organização pessoal. Passei anos usando da mesma forma porque, convenhamos, quem dá conta de tanta informação? Eu, curiosa, é que fui atrás de mais soluções para os meus desafios, mas e se eles já fizessem parte da solução da marca, por que não se antecipar e oferecê-los de forma direta e atrativa?

Refletindo sobre isso, junto de algumas perguntas que recebo com frequência, senti que muito do conhecimento e da educação que disseminamos na Paralela correm o risco de ser como essa função do meu smartphone: fundamental, mas incompreendida ou até desconhecida. Então, estruturei um cardápio com três soluções para que as empresas possam usufruir, com qualidade e resultados concretos, de toda essa potência educacional em perfumaria.

1. Treinamento Personalizado – sob medida para as MARCAS de perfumes

A venda de perfumes é consultiva, por isso, é fundamental ter um repertório base sobre fragrâncias e entendimento das preferências do consumidor. Em um treinamento corporativo, a lógica é a mesma: para soluções personalizadas, treinamentos personalizados! São conteúdos perenes, para atender todos os pontos de contato das marcas.

E sobre “treinamentos express”? Bem, treinamentos são treinamentos e reuniões são reuniões. É preciso sustentar a profundidade que a perfumaria pede, uma arte e um negócio que envolve um produto refinado e de ticket médio alto. Seu estudo requer a prática constante, a recorrente atualização do nariz, do cenário de mercado, análise de tendências e estilos.

Exemplo disso são os treinamentos que realizo na Natura e n’O Boticário, tanto para o varejo quanto para a venda direta que é o principal canal de compras de perfumes no Brasil. No cenário atual, os desafios vão desde como nos relacionamos com os clientes, por meio de milhões de revendedoras, até como manter o encantamento da categoria nessa escala nacional.

“Como resgatar a performance do segmento mais rentável do meu negócio após a crise de saúde atual?”, você me pergunta. Não tenho respostas prontas, ainda mais para o tamanho desse desafio, mas te mostro caminhos possíveis.

 

2. Da Casa de Fragrância para Clientes – RELACIONAR, aprender e encantar

Muito se especula sobre os novos cenários que irão se apresentar daqui em diante: relações de maior empatia, compaixão.

Irão prosperar as marcas mais genuínas, com propósito relevante, com foco nas pessoas.

Assim, o relacionamento com o cliente se desloca da sedução, para a relevância e a transparência. A educação fica ainda mais em voga, já que o conhecimento ganha (o devido) destaque.

Grande exemplo de que treinar clientes em um setor técnico contribui com o desenvolvimento dos projetos em conjunto e ainda deixa um residual para o indivíduo e para a marca, é a Capuani. Uma casa de fragrâncias com mais de 80 anos no mercado, que investe não somente em criação e tecnologia, mas em treinamentos. Esse é um dos cases de sucesso da Paralela que comprovam o quanto os clientes em perfumaria podem impactar positivamente toda a cadeia e definir uma forma de relacionamento único.

Treinamento para clientes Capuani do Brasil, em 2019.

 

 

3. QUALIFICAÇÃO contínua – selo especialista para a sua equipe

Com muito mais informação disponível, existe uma demanda por parte dos clientes por se relacionarem com fornecedores realmente especialistas em perfumes, pessoas conhecedoras e capazes de solucionar e apoiar o desenvolvimento de novas fragrâncias de sucesso.

Os profissionais das marcas, tem feito a lição de casa na busca por qualificação contínua e o resultado disso é a expectativa de fornecedores cada vez mais preparados.

Para dialogar no mesmo nível e atender com segurança, é urgente se manter atualizado para ser relevante frente aos clientes. É o que eu sempre reforço: Avaliadores, atendimento comercial e profissionais de marketing que conhecem verdadeiramente a perfumaria são ingredientes valiosos da perfumaria e tem potencial de deslanchar o negócio da sua empresa.

 

Aula final com a Robertet, 2019.

Os Treinamentos desse “Cardápio Corporativo”, são sempre desenhados de forma personalizada, tendo em vista as necessidades de cada marca.

Será  um prazer pensarmos juntos! Vamos nos encontrar para um bate-papo online?

 

 

Cheirosamente,

Alessandra Tucci.

Paralela Escola Olfativa

Uma escola livre que nos inspira não só a pensar ou fazer diferente, mas a sentir. Somos a única no Brasil a oferecer certificado pela Cinquième Sens (escola francesa com 43 anos de atuação na França e presente em mais de 10 países) e a pioneira no Brasil, em que sentir para entender a perfumaria é a principal metodologia. Não ensinamos fórmulas prontas: ensinamos a pensar, a ousar. Nesses quase 8 anos de atuação, recebemos mais de 1200 alunos na nossa sede, em São Paulo, e os incentivamos a olhar para a perfumaria em todos os ângulos.
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