Essa semana descobri uma função fundamental no meu smartphone que facilita muito a minha organização pessoal. Passei anos usando da mesma forma porque, convenhamos, quem dá conta de tanta informação? Eu, curiosa, é que fui atrás de mais soluções para os meus desafios, mas e se eles já fizessem parte da solução da marca, por que não se antecipar e oferecê-los de forma direta e atrativa?
Refletindo sobre isso, junto de algumas perguntas que recebo com frequência, senti que muito do conhecimento e da educação que disseminamos na Paralela correm o risco de ser como essa função do meu smartphone: fundamental, mas incompreendida ou até desconhecida. Então, estruturei um cardápio com três soluções para que as empresas possam usufruir, com qualidade e resultados concretos, de toda essa potência educacional em perfumaria.
1. Treinamento Personalizado – sob medida para as MARCAS de perfumes
A venda de perfumes é consultiva, por isso, é fundamental ter um repertório base sobre fragrâncias e entendimento das preferências do consumidor. Em um treinamento corporativo, a lógica é a mesma: para soluções personalizadas, treinamentos personalizados! São conteúdos perenes, para atender todos os pontos de contato das marcas.
E sobre “treinamentos express”? Bem, treinamentos são treinamentos e reuniões são reuniões. É preciso sustentar a profundidade que a perfumaria pede, uma arte e um negócio que envolve um produto refinado e de ticket médio alto. Seu estudo requer a prática constante, a recorrente atualização do nariz, do cenário de mercado, análise de tendências e estilos.
Exemplo disso são os treinamentos que realizo na Natura e n’O Boticário, tanto para o varejo quanto para a venda direta que é o principal canal de compras de perfumes no Brasil. No cenário atual, os desafios vão desde como nos relacionamos com os clientes, por meio de milhões de revendedoras, até como manter o encantamento da categoria nessa escala nacional.
“Como resgatar a performance do segmento mais rentável do meu negócio após a crise de saúde atual?”, você me pergunta. Não tenho respostas prontas, ainda mais para o tamanho desse desafio, mas te mostro caminhos possíveis.
2. Da Casa de Fragrância para Clientes – RELACIONAR, aprender e encantar
Muito se especula sobre os novos cenários que irão se apresentar daqui em diante: relações de maior empatia, compaixão.
Irão prosperar as marcas mais genuínas, com propósito relevante, com foco nas pessoas.
Assim, o relacionamento com o cliente se desloca da sedução, para a relevância e a transparência. A educação fica ainda mais em voga, já que o conhecimento ganha (o devido) destaque.
Grande exemplo de que treinar clientes em um setor técnico contribui com o desenvolvimento dos projetos em conjunto e ainda deixa um residual para o indivíduo e para a marca, é a Capuani. Uma casa de fragrâncias com mais de 80 anos no mercado, que investe não somente em criação e tecnologia, mas em treinamentos. Esse é um dos cases de sucesso da Paralela que comprovam o quanto os clientes em perfumaria podem impactar positivamente toda a cadeia e definir uma forma de relacionamento único.
3. QUALIFICAÇÃO contínua – selo especialista para a sua equipe
Com muito mais informação disponível, existe uma demanda por parte dos clientes por se relacionarem com fornecedores realmente especialistas em perfumes, pessoas conhecedoras e capazes de solucionar e apoiar o desenvolvimento de novas fragrâncias de sucesso.
Os profissionais das marcas, tem feito a lição de casa na busca por qualificação contínua e o resultado disso é a expectativa de fornecedores cada vez mais preparados.
Para dialogar no mesmo nível e atender com segurança, é urgente se manter atualizado para ser relevante frente aos clientes. É o que eu sempre reforço: Avaliadores, atendimento comercial e profissionais de marketing que conhecem verdadeiramente a perfumaria são ingredientes valiosos da perfumaria e tem potencial de deslanchar o negócio da sua empresa.
Os Treinamentos desse “Cardápio Corporativo”, são sempre desenhados de forma personalizada, tendo em vista as necessidades de cada marca.
Será um prazer pensarmos juntos! Vamos nos encontrar para um bate-papo online?
Cheirosamente,
Alessandra Tucci.