Meus cursos

Como foi participar do WPC 2022 (World Perfumery Congress)

O destino do artigo de hoje é Miami Beach, na Flórida. 

Foto aérea de Miami.

Desembarcar para o World Perfumery Congress (WPC), esse ano, depois de uma recente viagem à França, tornou a minha experiência no congresso ainda mais rica. 

O WPC é considerado o principal evento global de perfumaria, e, em 2022, o congresso voltou a ser presencial. As conferências e a exposição criam um espaço para reunir profissionais especialistas do mundo todo e discutir sobre o futuro da perfumaria, em termos de ingredientes e tecnologias. 

O que faz o WPC ser único é o tamanho do público e presença de nomes de peso, que tanto ouvimos falar ou lemos entre resenhas de perfumes e artigos de perfumaria. Em sua última edição presencial, há quatro anos, o congresso bateu o recorde de público, recebendo mais de 1.800 participantes, entre eles mais de 200 perfumistas, em Nice, na França. 

Este ano, uma imensa vontade de reconexão com profissionais de destaque pairava no ar do Miami Beach Convention Center. Foram 3 dias de palestras, exposição de novidades, eventos paralelos com casas de fragrâncias. Diferente dos demais congressos pelo mundo, o WPC tem um investimento diferente por parte dos líderes globais, que separam a ocasião para lançar projetos de destaque e expor conquistas importantes. 

Congressos de perfumaria são uma oportunidade para insights valiosos sobre o futuro da perfumaria.

Como fundadora da Paralela Escola Olfativa, busco manter ativo meu olfato e rede de relacionamentos para manter a qualidade de ensino e o frescor da informação para os alunos, por isso, participar do evento referência do setor faz toda diferença. 

Sustentabilidade e novas tecnologias

A Inteligência Artificial já faz parte da rotina criativa da perfumaria. 

A Symrise apresentou “Philyra”, uma ferramenta que une ingredientes sustentáveis a perfumistas, enriquecendo seu trabalho criativo de forma inovadora e sustentável. Fruto da parceria da IBM Research com multinacional de fragrâncias, a IA Philyra 2.0 consegue direcionar matérias-primas ecológicas, prontamente biodegradáveis e renováveis, para que os perfumistas possam usar nas suas criações. 

Fotos: Reprodução Symrise sobre o projeto Philyra

Especialmente para o WPC, durante uma apresentação exclusiva, Ricardo Omori, Vice-Presidente Global de Perfumaria Fina,   explicou o lançamento da Maison Lautier e seus três pilares – Madagascar, Paris, e agora, Grasse – que expandem sua paleta de naturais. 

Por sua vez, a IFF, pela voz de Bernard Blerot, abriu o tema: “A Ciência Por Trás dos Naturais: Benefícios do Consumidor do Futuro”. Os ingredientes naturais, itens milenares na perfumaria, adquirem um olhar mais especializado sobre seus benefícios terapêuticos através das iniciativas da multinacional. É escasso o número de pesquisas científicas que avaliam os benefícios sensoriais, psicológicos e físicos desses ingredientes, apesar de ter muita biblioteca de Aromaterapia documentada. 

Stand da IFF com o aparato da parceria com a SleepScore para divulgar o projeto de fragrâncias para melhores noites de sono e da LMR Naturals.

A sessão com Blerot apresentou a neurociência como uma das bases para comprovar o poder do uso de ingredientes naturais para que a criação de fragrâncias, além de hedônica, contribua com o bem-estar holístico, da memória à melhoria do sono, entre outros benefícios para o organismo humano. Esta é uma tendência que casa com as novas preferências do consumidor pós-pandemia. 

Uma mudança de papel

Nas conferências que assisti, percebi que há um ponto comum importante  na fala dos palestrantes: a perfumaria deixa de ser apenas um acessório.

Fotos das apresentações que participei durante o congresso.

No dia 30 de julho, a Presidente Mundial de Perfumaria da Firmenich, Ilaria Resta, junto com o Perfumista Frank Voelkl, nariz que lecionou a Masterclass Internacional na Paralela, em 2018, estimularam o público com o tema “Perfumaria Positiva” e a busca do bem-estar pós-pandemia. 

Um momento para avaliar as fragrâncias da Firmenich.

Além dos temas básicos para iniciar uma conversa sobre futuro, como sustentabilidade, novas aplicações de perfumes e novas formas de comprar, um gancho pertinente puxado na conversa foi sobre a mudança de preferências dos consumidores pós-COVID, que trouxe perspectivas inéditas sobre o uso de fragrâncias. Hoje, começamos a entender que o perfume evoluiu de papel, deixando de ser acessório para agradar o outro e seduzir, para se tornar uma ferramenta de autodescoberta e bem-estar.

Stand Givaudan, o projeto Blossom[lab] – um laboratório funcional de alta tecnologia para trabalhar de forma responsável com os ingredientes diretamente no campo, e foto da apresentação da multinacional.

Já no último dia de congresso, o tema perdurou, mas adquiriu uma nova conotação durante a palestra de Adriana Medina, Vice-Presidente Perfumista da Givaudan, e Kristen Lagoa, Vice-Presidente de Merchandising da Victoria’s Secrets. Com o título “Reivindicando a Feminilidade: O Papel das Mulheres no Remodelamento de uma Indústria” (Reclaiming Femininity: The Role of Women in Reshaping an Industry), a discussão girou em torno da ideia de como criar uma marca de fragrâncias para mulheres, que fosse, de fato, feita por mulheres e a necessidade da presença feminina em mais posições criativas e de liderança. 

Essa conversa foi uma reflexão mais sobre o presente do que sobre o futuro. Ter um espaço para discutir sobre a importância da presença de mulheres em posições altas aponta para a evidente necessidade de equilibrar essa balança o quanto antes.

Com o surgimento de uma nova geração questionadora, que desafia e modifica os parâmetros de feminilidade e masculinidade, o mundo demanda mais flexibilidade de pensamento e a palavra do momento é “fluidez”. A fragrância, por sua vez, aparece como uma das soluções para o ser humano se expressar como ele é e transcender regras de conduta e padrões de gênero previamente estabelecidos. 

Oportunidade de reencontros e novos contatos

Andar acompanhada de amizades de anos pelo Congresso Mundial de Perfumaria é muito mais que uma oportunidade de saber como anda a perfumaria além do Brasil. 

Graças ao Congresso, consegui reencontrar pessoalmente com Ana María Páez Saldarriaga, nariz por trás do Atelier Olfativo, franquia da Cinquième Sens na Colômbia, e uma grande amiga de anos!

Entre os corredores do WPC, encontrei a casa de fragrâncias brasileira Kaapi, e fiquei feliz em ver empreendedores brasileiros abrindo novos mercados e parcerias. Reencontrar amizades do mundo todo traz um sentimento de conexão capaz de atravessar países com um  mesmo propósito: viver a perfumaria!

Fotos com colegas de anos na perfumaria. Um momento de reencontros!

Conhecer a latino-americana Cosmo Fragrances e sua tuberosa colombiana, celebrar os 150 anos de Mane, assistir à aula de Rodrigo Flores e ouvir as perguntas provocativas de Christophe Laudamiel foram momentos marcantes durante os três dias de congresso.

Fitas olfativas com produtos MANE que avaliei e stand da brasileira Kaapi. 

Como novidade no WPC deste ano, a noite de encerramento do congresso foi feita através de uma cerimônia entre American Society of Perfumers Awards e o 8º Annual Art and Olfaction Awards, evento que premia fragrâncias e perfumistas da perfumaria tradicional, artesanal, independente e experimental.

Uma mala de inspirações

O Congresso é uma oportunidade de abordar coletivamente os desafios e oportunidades atuais do setor. Pude observar, sentir e escutar curiosamente para captar o melhor, sempre pensando na Paralela, alunos e clientes. 

Fotos do stand ultra-artístico da Ventós.

Um item curioso que fiz questão de trazer para o Brasil foi o ScentCatcher™ AromaCone™, da Aftelier Perfumes. Uma fita olfativa que, diferente das outras, dispensa imersão no óleo essencial ou fragrância. Sua estrutura cônica aumenta o poder olfativo da avaliação por concentrar as moléculas que vão se volatilizar do frasco. Há pontos positivos e negativos. Se por um lado ganhamos uma forma nova de avaliar ingredientes e formulações, com adicional se ser mais seguro no nosso mundo pós-covid, por outro, ficamos impossibilitados de sentir todas as fases (saída-corpo-fundo) do material. 

Fazendo a experiência da nova forma de avaliação olfativa com uma vela muito perfumada da Jo Malone.

As reflexões que trago no caderno apontam a perfumaria seguindo a passos constantes, com inovação em sustentabilidade e reinvestimento em naturais como pilares sólidos. Debates sobre igualdade de gênero, perfumistas como parte de uma comunidades global e proprietários de suas criações, metaverso, foram outros temas abordados, e que ainda podem e devem ser aprofundados com a rapidez que a sociedade atual demanda.

O outro lado da moeda, é a disponibilidade que as grandes empresas têm de investir em iniciativas menores e que se movem pelo amor à perfumaria. Um movimento que já aparece em outros mercados e que pode ter frutos no Brasil. 

Participar de eventos como esse comprovam, cada vez mais, que minha missão está alinhada com a demanda das pessoas. A Paralela Escola Olfativa é um espaço independente de inovação na educação da perfumaria. Meu objetivo é transformar através dos livros, do olfato e da sala de aula, ensinando ao mercado brasileiro a Linguagem da Perfumaria e capacitando profissionais para posições cada vez mais estratégicas no setor.

Como habitual, antes de me despedir, deixo algumas dicas de Miami para quem é perfume lover e aproveita todas as leituras do nosso blog:

  • Art Deco District: bairro onde fica localizada a mansão que era do designer italiano Gianni Versace e hoje abriga um hotel. 
  • Vizcaya Museum and Gardens: era a mansão de inverno do magnata James Deering. O local fica de frente para Biscayne Bay e vale a visita.
  • SuperBlue e Rubell Museum: de frente um para o outro, você pode visitá-los no mesmo dia. O SuperBlue é um museu de arte moderna com exposições imersivas. Já o Rubell Museum abriga arte contemporânea com algumas salas de exposições fixas e espaços com exposições temporárias, como a da Yayoi Kusama e Cajsa von Zeipel, que estavam rolando quando visitei.
  • Wynwood: um dos bairros mais famosos de Miami e parada obrigatória. Por lá, você encontra muita arte, grafites e lojas diferentes, que fogem do mainstream.

Sigo renovada, com uma mala de inspirações para novas aulas e negócios.

Em 2024, estarei de volta. Desta vez, na Suíça, em Genebra!

Cheirosamente,

Alessandra Tucci.

Paralela Escola Olfativa

Uma escola livre que nos inspira não só a pensar ou fazer diferente, mas a sentir. Somos a única no Brasil a oferecer certificado pela Cinquième Sens (escola francesa com 43 anos de atuação na França e presente em mais de 10 países) e a pioneira no Brasil, em que sentir para entender a perfumaria é a principal metodologia. Não ensinamos fórmulas prontas: ensinamos a pensar, a ousar. Nesses quase 8 anos de atuação, recebemos mais de 1200 alunos na nossa sede, em São Paulo, e os incentivamos a olhar para a perfumaria em todos os ângulos.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *