Um dia na Firmenich com a Paralela | Diário: Alessandra Tucci na França
13 de julho de 2022

De Paris a Grasse | Diário: Alessandra Tucci na França

Depois de dois anos sem viajar, minha saudade era da França e a viagem tinha sabor de primeira vez. 

A reclusão mundial e todos os desafios pessoais e profissionais que a pandemia impôs despertaram o desejo de me redescobrir na França, de redescobrir a França, tirar projetos especiais da gaveta e riscar da lista os lugares para visitar que eu tinha mais vontade de conhecer.

Percebi que sempre tinha estado na França em épocas mais frias, dessa vez não, a escolha foi o mês de maio, e Paris me recebeu muito mais colorida, florida e perfumada. 

Um pedaço de mim está em Paris.

Uma escapada para Giverny, a cidade de Monet

A 75km de Paris, está a casa e os jardins onde o francês Claude Monet viveu e pintou por 43 anos.  A casa é bucólica, rodeada por jardins exuberantes e sempre floridos que foram planejados, para que a cada mês acontecesse a floração de espécies diferentes e para que os jardins se mantivessem floridos o ano todo.

Maio é o mês ideal para visitar Giverny e a Fundação Claude Monet

Durante a visita guiada, soube que Monet era um gourmet, gostava de receber e partilhar bons momentos ao redor da mesa, por isso a cozinha da sua casa era um lugar de destaque. As cores alegres e convidativas, o ambiente aconchegante e criativo para receber seus amigos impressionistas Paul Cézanne e Auguste Renoir  

Visitar Giverny é como contemplar ao vivo os quadros do mestre Impressionista. 

Se você não tiver tempo para Giverny, algumas de suas obras de arte podem ser visitadas em Paris, no charmoso Musée de l’Orangerie, próximo ao Louvre. 

De volta a Paris

Em busca de inspiração, conhecimento e novos perfumes, conheci o L’Appartement Etoile da Symrise, encontrei a equipe da Cinquième Sens para discutir estratégias e ministrei uma palestra, na própria sede, intitulada “Cenário Brasil”, com foco na evolução da perfumaria no Brasil com destaque que os temas ambientais e sociais que chegaram com tudo na categoria.  

Fragmentos da viagem: Cinquième Sens e Symrise, em Paris.

Antes de me despedir da cidade-luz e continuar os relatos dessa viagem inesquecível, deixo aqui alguns ponto turísticos que podem agradar os perfumelovers:

Printemps Haussmann (64 Boulevard Haussmann, 75009 Paris)

Loja de departamentos com um andar totalmente dedicado à perfumaria, e com curadoria especial de marcas, em um ambiente agradável e contemporâneo. 

La Samaritaine, reinaugurada em junho de 2021, após 16 anos em obras,  uma loja de departamentos luxuosa, com mais de 200 marcas e uma novissima área dedicada à perfumaria.

Rue des Francs Bourgeois (bairro Marais)

Um dos destinos da nossa Etapa Europeia de 2019, a rua é um passeio olfativo entre lojas de marcas de luxo, como Chanel, e de nicho, como Éditions de Parfums Frédéric Malle e Penhaligon’s. 

E para quem adora novidades, Galerie Lafayette, boulevard Haussman inaugura em julho um espaço totalmente dedicado ao bem-estar, com produtos, academia e restaurante. 

Enfim, Grasse!

Minha volta à Grasse foi cheia de expectativas após muitos anos sem estar na região. Comecei com sorte: o festival de 50 anos das rosas de Grasse estava acontecendo no mesmo final de semana que eu estaria na cidade, e tive a oportunidade de avaliar muitas espécies de rosas, além de lavanda, peônia, freesia….

Grasse é a capital do perfume, um quarto do seu território é reserva natural onde oliveiras e flores são encontradas em abundâncias. Grasse abriga o museu internacional do perfume e entre suas pitorescas ruelas é possível observar inúmeros ateliês de perfumistas independentes que vivem pelo savoir-faire e criam fragrâncias sob medidas para os apreciadores que visitam a região.

As charmosas ruas de Grasse.

Do lado da perfumaria, oretorno das grandes empresas para Grasse é um movimento atual e que vem ganhando cada vez mais força e adeptos nos últimos anos, desde marcas de luxo como Chanel, Louis Vuitton e Hermès, às grandes produtoras de fragrâncias. Comentei como foi meu dia com a multinacional suíça no recente artigo Um dia com Firmenich | Diário: Alessandra Tucci na França. A Symrise está atuando ativamente em Grasse, com a construção de uma fábrica para a Maison Lautier para reforçar sua posição em matérias-primas naturais.

Meu dia nos campos de rosas com a Firmenich e Robertet

Experiência Robertet

Para acompanhar esse movimento na prática, vivi uma experiência especial com a Robertet durante a estadia em Grasse. A casa de fragrâncias tem tradição em matérias-primas naturais e seu campo de cultivo de rosa centifólia é um dos maiores da região.

Com a equipe local, acompanhei todo o processo, desde a colheita até a extração na fábrica do absoluto de rosas. Um trabalho ainda artesanal que depende de técnica, tecnologia e muita experiência humana. Soube que 2022 foi o ano com a melhor colheita da última década, fiquei feliz em vivenciar esse momento especial onde a equipe tinha um sorriso largo no rosto. 

A produção de rosas na Robertet, em Grasse.

Já estava me despedindo quando recebi um frasco do perfume Chloé Naturelle, criação do perfumista Michel Almairac, da Robertet. Ele cheira a rosas frescas, orvalhadas. Pronto, a experiência estava completa, dá pra imaginar a memória que criei sobre esse perfume? Cheia de afeto e inesquecível. Obrigada Robertet.  

O caminho de volta ao Brasil

A mala voltou recheada de conhecimento e histórias para partilhar com meus alunos da Paralela Escola Olfativa. E começo fazendo isso desde já, colocando aqui dois dos perfumes com magnólia, ingrediente que é tendência, que, agora, fazem parte do acervo da escola e estarão disponíveis para serem sentidos durante nossas aulas:

Magnolia Bliss (2022, Juliette Has Gun)

O novo floral, frutal, gourmand é encorpado e traz bonitas notas de magnólia, madressilva, pêssego, ameixa, com um fundo de madeiras ambaradas, patchouli e vanilina. É um perfume mais maduro e diferente dos florais-frutais-gourmands que tanto sentimos nos últimos tempos. 

Jurassic Flower (Frédéric Malle)

A marca de nicho uniu perfumistas renomados do mundo todo para criar uma coleção de fragrâncias de ambiente, destinadas a perfumar a casa das pessoas com a mesma elegância que elas perfumam a si mesmas. Escolhi a Jurassic Flower, um floral magnólia, muguet, chic, acessível, leve, natural e muito elegante. 

Termino meu diário agradecendo a todos que fizeram essa viagem ser possível, que dedicaram seu tempo e dividiram seu conhecimento para agregar e investir na educação na perfumaria.

O valor desses momentos que tivemos juntos na França, é imensurável.

Volto à sala de aula com a biblioteca olfativa da minha mente atualizada e pronta para promover novos projetos para o mercado brasileiro.

Cheirosamente,

Alessandra Tucci

Paralela Escola Olfativa
Paralela Escola Olfativa
Uma escola livre que nos inspira não só a pensar ou fazer diferente, mas a sentir. Somos a única no Brasil a oferecer certificado pela Cinquième Sens (escola francesa com 43 anos de atuação na França e presente em mais de 10 países) e a pioneira no Brasil, em que sentir para entender a perfumaria é a principal metodologia. Não ensinamos fórmulas prontas: ensinamos a pensar, a ousar. Nesses quase 8 anos de atuação, recebemos mais de 1200 alunos na nossa sede, em São Paulo, e os incentivamos a olhar para a perfumaria em todos os ângulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.