DIA 5
Visita a uma Casa de Fragrâncias e tour olfativo guiado pelos lugares mais bacanas de Paris.
Depois de estudar a perfumaria, fazer uma imersão na Guerlain, da fábrica à experiência de varejo, estudar história in loco e com os melhores historiadores, era hora de conhecer a outra ponta da indústria por trás da criação dos perfumes. Quem nos recebeu foi a Casa de Perfumaria Firmenich, empresa familiar Suíça com mais de 120 anos de tradição criando fragrâncias, uma das grandes líderes desse setor.
As casas de perfumaria desenvolvem fragrâncias para marcas de perfumes, cosméticos e produtos de cuidados do lar e da casa. A paleta de ingredientes inclui produtos desenvolvidos através da ciência e da natureza, que unem originalidade, performance, sustentabilidade e emoção. É com essa riqueza de ingredientes que seus perfumistas criam fragrâncias para marcas ao redor do mundo, como contou Guilmar De la Riva – diretora de avaliação que juntamente com a equipe de Paris nos recepcionou e apresentou a história da empresa e suas instalações. Durante a visita pudemos conhecer os laboratórios de criação dos perfumistas e os robôs que pesam as fórmulas com precisão. Visitamos também as áreas dedicadas à criação e desenvolvimento de fragrâncias, onde ficam avaliadoras e perfumistas. Conhecemos as principais tendências que estão acontecendo ao redor do mundo em uma apresentação inspiradora da diretora de marketing Claire Robillard e terminamos em alta, conversando com o mestre perfumista Olivier Cresp e conhecendo seu local de criação com prateleiras recheadas de perfumes e projetos novos. Uma oportunidade rara.
Seu portfólio de criações inclui marcas como Angel, Dolce & Gabanna Light Blue, Nina, CH Carolina Herrera, Paco Rabanne XS e milhares de outros perfumes desenvolvidos para empresas do mundo todo, incluindo marcas brasileiras! Mais recentemente, em 2018, Olivier desenvolveu com sua filha Anais sua própria marca de nicho, Akro que quer dizer “aditivo” em francês. São 6 fragrâncias unissex transgressivas e audaciosas, inspiradas nos prazeres incontroláveis da vida. Do café, ao chocolate, passando por malte ou uísque, a linha é uma forma de expressão com total liberdade criativa para usar sem moderação!
Inspiradas e ainda digerindo tudo que foi conversado e sentido nessa manhã, partimos para o momento de perfumaria na vida real. Um tour por bairros e lojas escolhidas a dedo, todas com uma razão de ser: experiência de loja diferenciada, personalização de fragrâncias, visita fechada com palestra particular sobre a história da marca e muita, muita degustação de perfumes!
Um pouco do que aconteceu por lá:
Juliette Has a Gun café, um pequeno espaço com criatividade e provocação de sobra. O bestseller NOT A PERFUME ganhou nova versão SUPERDOSE com dose extra de Cetalox® para quem reclamava de não sentir NOT A PERFUME eles oferecem uma dose a mais, eu fico com a primeira versão mais sutil, que rende sempre comentários positivos.
Na Frederique Malle sentimos o último lançamento do perfumista Jean Claude Ellena, Rose & Cuir (rosa e couro) e fomos apresentados ao conceito da marca e alguns dos seus produtos mais vendidos.
Le Labo é uma das queridinhas do grupo, com conceito acessível, minimalista industrial, o grupo explorou livremente os produtos. De longe, Santal 33 é ainda o preferido e foi o eleito de muitas alunas. Experimentamos também o lançamento de 2019 Baie 19 com suas notas de zimbro, patchouli, notas marinhas, verdes, ambroxan e musks.
Officine Universelle Buly. Uma obra prima! A marca promoveu um desafio, convidou algumas das maiores casas de fragrâncias do mundo para interpretar e dar vida olfativa a algumas das maiores pinturas e esculturas de todos os tempos, todas são parte do acervo do museu Louvre.
Fundada em 1803 por Jean-Vincent Bully foi um grande sucesso na época, depois ficando adormecida por 100 anos.
Hoje, com audácia e inovação, é Victoire de Taillac e Ramdane Touhami que estão a frente da marca. Victoire se especializou na história da beleza e da feminilidade. Com Ramdane Touhami, ela criou Parfumerie Générale, primeira boutique dedicada à cosmética alternativa na França, e co-fundou Corpus, revista de beleza do corpo e do espirito. Sempre em busca de novos acessórios, sons, rituais e histórias da beleza no mundo.
Já quase no final, com a semana terminando, reservamos uma surpresa para as alunas: uma experiência única no novíssimo The Alchemist Atelier, localizado no bairro do Marais.
Iniciativa de empreendedores espanhóis, é uma start-up apoiada pelo grupo espanhol PUIG. O atelier é uma experiência, um lugar que você não pode deixar de visitar. A proposta é criar seu próprio perfume usando o recurso de uma máquina parecida com uma nespresso, dessa vez com cápsulas de perfumes. Toda experiência foi pensada para ser interativa e estimulante. Fotos apoiam na escolha dos ingredientes favoritos que vão compor os perfumes, a tecnologia viabiliza com beleza estética o entendimento e a criação do perfume que começa em um aplicativo que se comunica com as pequenas máquinas. O perfumista por um dia pode fazer até três ensaios para finalmente escolher um, que no final, a maquinhinha vai produzir 20ml para você levar pra casa. Para dar um toque mais pessoal, é possível decorar o frasco e nomear o seu perfume, que você pode recomprar caso se apaixone pela sua criação.
O modelo está sendo replicado em lojas da L’Artisan Parfumeur (também pertencente ao grupo Puig), em Paris e Londres.
A Etapa Europeia é uma iniciativa da Paralela Escola Olfativa, que ocorrerá de tempos em tempos, sempre que sentirmos que é hora de embarcar em novas aventuras com nossos alunos. Em 2020 ela não vai acontecer 😢 pois vamos colocar nossa energia em muitas outras novidades, mas quem sabe ela volta reinventada no futuro 😊 se você tem um sonho de viajar com a gente, conta pra mim e começamos a bordar essa nova história.
Eu não podia terminar antes de deixar aqui o melhor da viagem para vocês, assim, em um próximo passeio a Paris, você aproveita para conhecer alguns desses lugares e depois conta pra gente sua opinião, combinado? E se o seu nariz afiado descobrir novidades, vem dividir com essa comunidade de apaixonados pela perfumaria, porque Paris é assim… de um ano para outro muita coisa pode mudar.
À bientôt!
2 comments
[…] IR PARA A PARTE II DA ETAPA EUROPEIA […]
[…] Nessa experiência compreendi que o ciclo da educação se baseia em proporcionar aos aprendizes, os conhecimentos com os formatos que você desejaria que tivessem sido aplicados na sua formação. Por isso, concretizar esse estudo na França, em lugares tão exclusivos, foi um marco, que relatei em outras publicações, em Parte I e Parte II. […]