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A Etapa Europeia 2019: os queridinhos da Alê Tucci durante essa viagem

Floraiku marca francesa dos mesmos donos da Memo Paris, foi totalmente inspirada na cultura japonesa e nos Haikus, uma forma curta de poesia japonesa, para cada produto um Haiku especial. O meu eleito é o Between two trees. Na tradução livre para o português, fica mais ou menos assim: “A coruja está observando. Crepúsculo entre duas árvores”. A fragrância é cítrica aromática, envolvente. Traz uma dose de grapefruit, mate absoluto combinados com vetiver. Para usar o dia todo. A embalagem é uma obra de arte, a tampa pode virar um suporte para levar a versão de bolsa do perfume. O atendimento na loja foi impecável, cada detalhe é de bom gosto e encanta. Uma das minhas melhores descobertas!

O órgão de perfumes Guerlain com o Ipad que convida à consultoria olfativa e leva aos possíveis próximos produtos preferidos da marca. Se você já se conhece um pouco, o que gosta e o que não gosta, o resultado pode ser bem realista. Eu não sairia da loja sem um frasco abelha personalizado que depois pode ser refilado.

Foto: Paralela Escola Olfativa

O Perfume Coconnut Fizz da Guerlain linha Aqua Allegoria, é fresco, cítrico, tem um toque floral branco solar. As notas de coco do fundo são bem equilibradas, parece uma espuma de coco com muito musk. Fácil de usar, vai bem o dia todo, para quem gosta de perfumes que durem, ele pede para ser reaplicado, é mais sutil e delicado, mas a projeção é tão boa que já rendeu muitos comentários positivos.

Na loja da Chanel no bairro do Marais, eles têm o kit com toda a coleção dos Exclusivos da Chanel. Uma forma acessível de conhecer todos os produtos antes de investir no frasco maior. Os meu favoritos da linha Exclusivos são Beige, Jersey, Boy e Gardênia, e os seus?

Tom Ford, admiro o trabalho do Tom Ford e seus múltiplos talentos, na perfumaria não é diferente, ele encontrou seu público, no geral conhecedores de bom gosto que gostam de fugir do óbvio. Muitas das suas fragrâncias são originais, despertam o sonhado efeito aditivo que todo perfumista quer alcançar quando começa uma nova criação. O efeito aditivo é aquela vontade de sentir mais e mais um perfume…
Dos meus favoritos, White Suede é um floral courado macio, almiscarado, sensual e segunda pele, muito bonito! Dos últimos lançamentos, a novidade mais extravagante que eu trouxe na mala para o acervo da escola foi Métallique, um floral aldeídico, vanilla, com toque gourmand. É chic, o aldeído caiu bem com a vanilla, o efeito é um perfumão com personalidade.

Officina Universelle Buly:  Tem uma curadoria de itens exclusivos de muito bom gosto: são pentes, cartões postais perfumados, uma coleção de perfumes criada por alguns dos maiores perfumistas do mundo que interpretaram pinturas e escultura do Louvre. Cada loja é diferente, e você que ama perfumaria precisa conhecer! Reserve um bom tempo para a visita, a Buly merece!

Novidades no Marais! Dove Street Parfum Market. Com curadoria de Adrian Joff e Rei Kawakubo. Marcas de beleza e perfumes escolhidos a dedo, a loja está na minha listinha para a próxima visita.

Pra não dizer que eu só falei de perfumes, a loja de acessórios étnicos Satellite, é especial!
E na japonesa Muji, você encontra roupas, tênis, artigos de papelaria, tudo minimalista e de bom gosto.

 

Antes do fim,  uma listinha de endereços para sua próxima ida à Paris:

Printemps La Scent Room: se você tem pouco tempo pode otimizar a visita e ver o maior número de marcas interessantes reunidas em um único espaço:  Juliette Has a Gun, Escentric Molecule, Comme Des Garçons, Frederique Malle, L’Artisan Parfumeur, Diptyque, Penhaligon´s, Le Labo, The Different Company, Annick Goutal e muitas outras. Quando o cansaço bater, aproveite para dar um pulinho no Perruche, bar e restaurante no rooftop da Printemps Haussman para apreciar uma das mais lindas vistas da cidade.

Galerie Lafayette, bem ao lado da Printemps, vale a visita nem que seja para apreciar a cúpula a 43 metros de altura, símbolo da Galeries Lafayette. Foi o mestre vidraceiro Jacques Gruber quem criou os vitrais em estilo neobizantino. A história conta que um dos fundadores, Ferdinand Chanut desejava criar um grande empório do Luxo, para isso contratou os principais artistas da Escola de Nancy para decorar este monumento que marcou a Paris Art Nouveau.

Agora se você tem mais tempo para flanar pela cidade, o meu endereço favorito é o bairro do Marais, onde está a casa de Victor Hugo, o Museu Nacional Picasso, Museu Carnavalet, Museu da Arte e História do Judaísmo, mas se você não tem tempo para tudo isso, o Marais é também o bairro que oferece uma das melhores experiências de compras. As duas ruas principais são a Rue de Vieille de Temple e a Rue des Francs-Bourgeoi, que são perpendiculares. Merci é uma das lojas conceito mais tradicionais, completou 10 anos em 2019, vende roupas vintage, marcas de cosméticos funcionais, naturais, orgânicos, acessórios para casa, papelaria e tem um restaurante delicioso para um almoço rápido.

Foto: Wikipédia

Le Bon Marché, uma loja de departamentos fundada em 1838, a primeira da cidade que foi comprada pelo grupo LVMH em 1984, que a reformou tornando-a a mais sofisticada de Paris. A perfumaria fica no piso térreo, onde fica também a marca de cosméticos e perfumaria italiana Santa Maria Novella, a francesa Hermès e mais adiante, uma curadoria cuidadosa de marcas de nicho como Le Labo, Penhaligon´s, Miller Harrys, Tom Ford, Diptyque, L´Artisan Parfumeur entre tantas outras. O clima da loja é mais tranquilo, menos turistico,  e tem outra vantagem, quando o olfato ou as pernas cansarem, você pode aproveitar a Grande Épicerie, um grande mercado de luxo, com lugar para almoçar, comprar um delicioso lanche e comer em uma das mesas coletivas, sempre com a qualidade Bon Marché.

Vamos terminando por aqui. Que essas dicas possam contribuir com aquela viagem dos sonhos e, quem sabe, um dia não embarcamos nessa juntos?!

Cheirosamente,

Alê Tucci.

Paralela Escola Olfativa

Uma escola livre que nos inspira não só a pensar ou fazer diferente, mas a sentir. Somos a única no Brasil a oferecer certificado pela Cinquième Sens (escola francesa com 43 anos de atuação na França e presente em mais de 10 países) e a pioneira no Brasil, em que sentir para entender a perfumaria é a principal metodologia. Não ensinamos fórmulas prontas: ensinamos a pensar, a ousar. Nesses quase 8 anos de atuação, recebemos mais de 1200 alunos na nossa sede, em São Paulo, e os incentivamos a olhar para a perfumaria em todos os ângulos.
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