Entrevista Exclusiva: Perfumista Jerôme Di Marino
6 de abril de 2021

Fragrâncias para Vibrar em Alta Frequência

Quantos ingredientes um perfumista dispõe para criar uma fragrância?

De 2 a 3 mil!

Por isso, as famílias olfativas vêm como uma ferramenta de classificação e até de organização em meio a essa ampla gama de possibilidades. 

Na Paralela Escola Olfativa, utilizamos a metodologia da escola francesa parceira Cinquième Sens, que considera sete famílias olfativas: amadeirada, aromática, cítrica, chipre, floral, fougère e oriental. Assim, cada perfume é identificado, conforme a sua característica mais marcante. Se, por exemplo, em uma fragrância as flores predominam em sua composição, ela é de família floral.

A mesma nomenclatura é usada na definição das subfamílias, mas que consideram os demais ingredientes em evidência no perfume, nos orientando na diferenciação das nuances. Dessa forma, um floral, por exemplo, pode apresentar nuances mais leves ou pesadas, aquosas, picantes ou frutadas. Nesse último caso, a classificação seria como “floral frutal”.

Do que se trata, então, um perfume vibrante? A qual família pertence?

A família cítrica por si só é reconhecida por ser refrescante e vibrante. As primeiras composições perfumadas da história, as águas de colônia, eram feitas com ingredientes cítricos, como laranja, limão e bergamota. 

Bergamota

No entanto, mais do que uma questão de família, o resultado vibrante é uma questão do tratamento e das nuances dos ingredientes. Por exemplo, o âmbar, o couro e as especiarias quentes são colocadas de lado aqui. Mas, seria equivocado dizer que florais não são vibrantes, só porque muitos deles são opulentos em temperaturas muito quentes.

Daí a importância de não restringir a família ao efeito final e considerar sempre o tratamento dado a cada ingrediente. Por exemplo, o lírio do vale, a frésia, o neroli podem dar um resultado belíssimo em um tratamento mais transparente e menos adocicado.

Além das notas cítricas, podem resultar em uma fragrância vibrante as frutas como a maçã, a pêra, o pêssego e o melão. As flores leves como a frésia. As especiarias como a pimenta rosa. E até mesmo as madeiras, quando, como já mencionei, são tratadas com mais translucidez. 

Maçã e pimenta rosa

No Método Jean-Carles são “restritas” a quantidade de ingredientes para que se possa desenvolver uma familiarização mais profunda, para então ampliar as possibilidade de combinações (detalhei mais didaticamente nesse outro artigo). 

Inspirada por essa metodologia (já muito utilizada aqui na escola), desenvolvemos uma nova vertente das experiências práticas do Ateliê de Criação de Perfumes. No Ateliê, o aluno recebe o Olfactorium®, um kit desenvolvido na França, por nossa escola parceira, Cinquième Sens, para a sua iniciação.

Além dos 19 ingredientes da Paleta Clássica, decidi aplicar um novo recorte à experiência, para aprofundar em outra gama de ingredientes, assim surgindo o Ateliê de Criação Paleta Vibrante.

Olfactorium® Paleta Vibrante

O Olfactorium® da Paleta Vibrante, traz outros 19 ingredientes pensados por mim, junto a perfumistas parceiros, para possibilitar criações com resultados sempre luminosos e energéticos. Um recorte para continuar com o processo de aprendizagem, dentro de uma realidade diferente. 

“Os novos ingredientes proporcionam uma sensação de energia e vibração e quando se misturam é uma explosão de cheiros!” reconheceu Isabella, aluna fiel que já participou da 1ª edição, ministrada pelo perfumista da Mane do Brasil, Phil Roques.

1ª turma do Ateliê Paleta Vibrante

Para quem busca descobertas olfativas vibrantes para criar pelas próprias mãos, #NaSuaCasa, consulte a programação aqui no calendário do site. E, como sempre, sigo disponível para orientar nas mais vibrantes e perfumadas escolhas.

Cheirosamente,

Alessandra Tucci

Paralela Escola Olfativa
Paralela Escola Olfativa
Uma escola livre que nos inspira não só a pensar ou fazer diferente, mas a sentir. Somos a única no Brasil a oferecer certificado pela Cinquième Sens (escola francesa com 43 anos de atuação na França e presente em mais de 10 países) e a pioneira no Brasil, em que sentir para entender a perfumaria é a principal metodologia. Não ensinamos fórmulas prontas: ensinamos a pensar, a ousar. Nesses quase 8 anos de atuação, recebemos mais de 1200 alunos na nossa sede, em São Paulo, e os incentivamos a olhar para a perfumaria em todos os ângulos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat