A tendência off-white ultrapassou a moda e alcançou os perfumes. Conhecida como “aquela cor que não é branco… mas é quase branco”, assim aconteceu com as fragrâncias: os consumidores começaram a buscar perfumes que não cheiram a quase nada.
Esse universo químico-conceitual potencializa o lado natural da pele, sem competir e tirar o brilho do ator principal: nós mesmos.
Os new softies são a tendência de perfumes que não cheiram a perfume. Os ingredientes não disputam por atenção, são impulsionadores do cheiro natural da pele. Para esse efeito, além de um notável acorde ambarado, as marcas buscam harmornizar notas balsâmicas (como a vanilla) e toques aquosos, salgados, até verdes a florais frescos.
Isso só foi possível na perfumaria moderna com o uso crescente de algumas moléculas sintéticas. Por serem flexíveis, geralmente são fragrâncias compartilháveis, e vem ganhando um espaço especial na perfumaria de nicho, como Juliette Has a Gun. Romano Ricci, fundador da marca (que foge das definições clássicas para perfumes, diga-se de passagem), logo criou “Not a Perfume” em 2010.
Um dos marcos para o sucesso da tendência aconteceu com um briefing de Virgil Abloh, o diretor criativo da marca Off-White, para Ben Gorhman, fundador da marca de nicho Byredo. A missão era (não tão) simples: criar um perfume quase invisível. O minimalismo, então, começa a despontar na perfumaria com Elevator Music, um perfume de pouco impacto imediato, mas um fascínio atmosférico envolvente. O nome foi uma grande sacada do criador, afinal, músicas de elevador servem apenas para preencher o silêncio do ambiente.
Mas os conceitos precisam de tempo.
Assim como Angel demorou para ser um sucesso, os “perfumes que não são perfumes” tem um histórico. Foi em 2001, quando o perfumista Geza Schöen, cansado da massificação na perfumaria, decidiu deixar seu emprego e inspirar (ou seria revolucionar?) o setor com novas ideias.
Após 5 anos de trabalho e planejamento com designers, em 2006 sua marca “antiperfumes” Escentric Molecules nasceu com dois poderosos lançamentos: Escentric 01 e Molecule 01.
Seus perfumes despertaram a curiosidade de uma forma diferente, e este é o segredo: um contraponto a ideia de Marilyn Monroe e o Nº5, Molecule 01 e Escentric 01 exaltam o perfume de cada um.
Enquanto Escentric 01 é composto por 65% de Iso e Super, Molecule 01 é a molécula na totalidade, aplicada, pura e única. Hoje, a marca conta com mais 3 vertentes da mesma ideia, mas outras moléculas: Escentric/Molecule 02 (ambroxan – ambergris), 03 (vetiveryl acetate –vetiver) e 04 (javanol – sândalo). Qual será a próxima?
Chegando a horizontes além da perfumaria, o conceito New softies ganhou espaço em marcas como Glossier, de cuidados pessoais da blogueira Emily Weiss. Com a missão de trazer o beauty mais para o estilo pessoal e menos para o fashion, que continuamente dita tendências, a marca encaixou-se muito bem nesse conceito dos antiperfumes.
O nome da fragrância é genial: You, lançado em 2017, tem o brilho da pimenta rosa envolvida pelas notas de fundo – sementes de ambrette, ambrox e, principalmente, os musks.
Neutro, ambíguo e sublime: quem diria que o perfume ficaria nos bastidores?
Cheirosamente,
Alessandra Tucci
Fundadora
Paralela Escola Olfativa.
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