fbpx
Treinamento Comercial: O outro lado do nosso negócio
22 de março de 2018
Novidades de Paris!
19 de junho de 2018

O Que São Acordes Olfativos?

Em nossos cursos percebemos o desafio que a linguagem da perfumaria representa com seus termos próprios e nem sempre fáceis de entender. Nesta série “Acordes Famosos da Perfumaria no Mundo” dividimos com você alguns termos mais complexos de forma simples e direta.
Afinal, o que são os acordes olfativos?

As fragrâncias são compostas por vários ingredientes, também chamados de notas, assim como na música. E enquanto cada ingrediente é uma nota, dois ou mais ingredientes formam os acordes. Curioso não é mesmo?
Mas não é qualquer combinação de ingredientes que resulta em acordes. Assim como na música, novamente, a perfumaria tem quatro tipos de acordes que vamos conhecer a seguir.

 

 

Fougére, palavra francesa que quer dizer “samambaia”, é um acorde que surgiu após o lançamento do Fougére Royale, da casa de perfumes Houbigant, em 1882. Marcou a história da perfumaria masculina mundial com sua fragrância fresca e confortável, resultado da combinação inédita de lavanda e cumarina, componente sintético extraído da semente de cumaru ‑ internacionalmente conhecida como fava tonka.
O acorde fougère pode ser clássico ou moderno.

A versão clássica do fougère lembra fragrâncias pós barba e além da lavanda e cumarina, também leva na sua composição gerânio, vetiver e musgo de carvalho.

Com o passar do tempo e a evolução da perfumaria, o acorde fougère clássico se modernizou trazendo mais ingredientes sintéticos à sua composição, como o famoso dihydromyrcenol, o Iso E Super e o Evernyl, que entram no lugar do vetiver e do musgo, deixando o fougère mais transparentes e fresco.

 

FOUGÉRES ATUAIS

O acorde chipre nasceu com François Coty, em 1917, no perfume “Le Chypre”. Sua inspiração foi a ilha de Chipre, banhada pelo Mar Mediterrâneo.

 

 

Assim como o fougère, o acorde Chipre também pode ser dividido entre clássico e moderno. A versão clássica combina bergamota, rosa e jasmim, patchouli, musgo de carvalho e lábdano.

Por conta de novas regulamentações relacionadas ao uso do musgo de carvalho, o acorde moderno substituiu esse componente natural por evernyl, um sintético. Ficou mais sutil, translúcido, com adição do floral sintético hedione e musk, mantendo a bergamota, a rosa e, claro, o patchouli.

 

 

Novas possibilidades de chipres surgiram ao longo das décadas: os chipres frutais, como Mitsouko (Guerlain, 1919), com suas notas de pêssego, os chipres verdes, como Miss Dior (Dior, 1947) e os chipres florais, como Aromatic Elixir (Clinique – 1972).

CHIPRES ATUAIS

 

 

 

Vinte anos depois, em 1925, Jacques Guerlain lançava Shalimar, perfume oriental que muitas mulheres ainda vestem no mundo todo.

O acorde oriental possui vanilla, benjoim, fava tonka, lábdano, especiarias e patchouli. Ele é a interpretação olfativa dos perfumistas franceses da época sobre o exótico oriente.

 

 

ORIENTAIS ATUAIS

 

 

 

O acorde âmbar é composto por notas quentes e mais resinosas, combinando a vanilla, benjoim, fava tonka e lábdano, aquecendo e deixando um rastro marcante a qualquer fragrância. Pode ser considerado muito próximo ao acorde oriental, porém, sem a especiaria e o ptachouli, o que torna o acorde ambarado mais envolvente e aconchegante do que o Oriental.

 

Os acordes Fougère, Chipre e Oriental foram tão importantes que, além de acorde, se tornaram Famílias Olfativas com inúmeros perfumes no mercado, mas esse é tema para uma outra conversa…

Conte pra nós que outro tema da perfumaria você gostaria de ver por aqui?

 

Cheirosamente,

Equipe Perfumaria Paralela.

Paralela Escola Olfativa
Paralela Escola Olfativa
Uma escola livre que nos inspira não só a pensar ou fazer diferente, mas a sentir. Somos a única no Brasil a oferecer certificado pela Cinquième Sens (escola francesa com 41 anos de atuação na França e presente em mais de 10 países) e a pioneira no Brasil, em que sentir para entender a perfumaria é a principal metodologia. Não ensinamos fórmulas prontas: ensinamos a pensar, a ousar. Nesses 6 anos de atuação, recebemos mais de 800 alunos na nossa sede, em São Paulo, e os incentivamos a olhar para a perfumaria em todos os ângulos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *