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O Que Você Sempre Quis Perguntar para a Paralela [FAQ]

Quem diria que o mundo virtual chegaria tão rápido aqui na Paralela? Atravessar a barreira do digital e alcançar alunos do Brasil inteiro era uma das metas da Paralela para 2020, mesmo antes de tudo ficar de cabeça pra baixo – ou melhor, na nuvem…

Março foi uma surpresa e tanto para todos nós. Vimos notícias que poderiam muito bem ter saído de cenas de um filme, como também vimos uma rede imensa de solidariedade se formando. Como instituição de ensino referência na Perfumaria, queríamos fazer nossa parte para a comunidade, e o quanto antes.

Foi equilibrando planejamento e nosso espírito inquieto que no mês de abril oferecemos 3 datas para você se aproximar de conteúdos para manter seu nariz ativo e o cérebro desperto.

Transformamos o Open Day, que seria presencial, em nossa primeira experiência totalmente online, gratuita e simultânea. Logo depois veio o Dia de Descoberta, o curso de iniciantes, que, agora, oficialmente entrará para um modelo 100% virtual.

 

O frio na barriga foi muito bem compensado pelos sorrisos e mensagens de agradecimento que recebemos depois dos primeiros encontros. É por isso que hoje trouxemos as respostas das principais perguntas que nos fizeram… assim todo mundo pode aproveitar e entender mais sobre perfumaria!

 

Perguntas e Respostas de Perfumaria

 

“O Brasil é realmente o maior mercado emergente no momento?”

Brasileiro ama se perfumar e usa perfumes sem restrições, diferentemente de outras culturas, como a oriental, por exemplo, onde há uma preocupação em não invadir o espaço do outro com seu perfume pessoal. No Brasil, você usa perfume também para marcar presença e passar uma mensagem, além disso, perfumamos sem restrições –  o corpo, a casa, as roupas (os amaciantes estão cada vez mais perfumados com fragrâncias intensas e tecnologia de cápsulas que liberam a fragrância ao longo do dia). Perfumamos ambientes, shoppings, lojas, spas, cidades (Salvador tem seu cheiro próprio desenvolvido pela Avatim), os pets… Por falar neles, há uma crescente demanda por perfumes e cosméticos para pets. Vivemos isso aqui na escola, com um número crescente de empresários que nos procuram em busca de conhecimento sobre fragrâncias, por perceberem que ela é um dos atributos mais importantes nos cosméticos e perfumes para pets. O Brasil é um emergente de peso.

 

“Como é o mercado de trabalho?”

Amplo, é possível atuar na indústria (casas de fragrâncias ou indústrias de perfumes, cosméticos e produtos de limpeza das roupas e da casa) e até mesmo empreender em alguns dos segmentos mais promissores: perfumes de ambientes, linhas pet e negócios que ainda não foram inventados, por que não?

 

“Quais os maiores desafios e oportunidades da área?”

Um dos maiores desafios é encontrar profissionais qualificados. Por ser um setor pouco conhecido e altamente especializado, é preciso estar próximo da comunidade da perfumaria para poder participar das oportunidades que surgem. A nossa escola também ocupa esse lugar.

Outro desafio é o domínio técnico da perfumaria. Estudar perfumaria é como aprender um novo idioma ou a tocar um instrumento musical, exige estudo teórico e prática constante. Por isso, ter o olfato treinado, saber se comunicar sobre perfumes é uma oportunidade, um diferencial para profissionais que querem ou atuam na área, sejam eles avaliadores olfativos, profissionais da área de vendas, marketing, pesquisa de mercado entre outras possibilidades.
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“Como se sustentar no ramo de perfumaria?”

Com planejamento, foco, aprendizagem constante, sempre em busca de diferenciação, propósito e respeitando seus valores.

 

“Gostaria de saber sobre abordagem de vendas para perfumaria de ambiente.”

Entender a necessidade do cliente, estudar a sua marca, o mercado e as preferências olfativas do consumidor são passos iniciais firmes para atender o mercado de perfumação de ambientes, independentemente do tipo de cliente, seja uma loja, shopping ou pequenas clínicas. A venda de produtos de perfumação é consultiva, quanto mais preparada a equipe melhores os resultados.

“Como você, Alê, vê o segmento de perfumaria no Brasil, principalmente com a facilidade e a supervalorização do brasileiro aos perfumes importados.”

Apesar da facilidade de se comprar produtos importados, no Brasil, nem todo mundo tem o recurso para comprá-los. A perfumaria importada representa 8% do mercado brasileiro apenas. O brasileiro aspira pelo importado, mas as barreiras econômicas impedem o acesso. Na outra ponta, temos as marcas nacionais como O Boticário, Natura e Perfumaria Phebo que atendem a necessidade dos consumidores a preços mais competitivos, com qualidade e inovação.

 

“É possível empreender na perfumaria (com desenvolvimento) sem estar associado à alguma empresa?”

Nós temos uma visão otimista, o mercado brasileiro de perfumaria é muito concentrado e há espaço para outras marcas inovarem. Porém, são oportunidades que exigem altos investimentos, transpor o desafio da distribuição e aquisição de insumos importados. Considere, no mínimo, o prazo de 5 anos para obter retorno do investimento.

“Alessandra, o setor é muito fechado. É preciso ter um contato na empresa para conseguir um emprego?”

Contatos são valiosos. Networking faz diferença. Ao mesmo tempo, a indústria busca por pessoas novas e corações apaixonados pela perfumaria. Não desista e sempre fique de olho no LinkedIN e no site das principais casas de fragrância do setor!

 

“Qual sequência ideal de cursos para se tornar um especialista na área? Qual o caminho das pedras da perfumaria?

A Paralela Escola Olfativa conta com um portfólio de cursos capaz de tornar o aluno um especialista, um Expert em Perfumaria.

– Para quem nunca trabalhou ou fez um curso na área e quer começar a  sua jornada na perfumaria, nossos cursos de iniciação são ideais. São eles: Iniciação à Perfumaria (12h), Ateliê de Criação (4h + kit de criação – online e presencial) e Dia de Descoberta (3h – online).

– Para quem trabalha com perfumaria de ambientes ou já tem algum conhecimento na área de perfumaria, nossos cursos temáticos auxiliam empreendedores de Marketing Olfativo e profissionais inseridos no mercado em busca de conhecimento aprofundado. Temos o curso de Marketing Olfativo (18h), as famosas Masterclasses de Perfumaria, projeto pioneiro da Paralela, o curso de Perfumaria de Nicho e demais temas sazonais que aparecem no nosso calendário! Fique sempre de olho!
– Quem procura cursos com uma complexidade e carga horária maiores, recomendamos o Formação em Perfumaria (1 ano estudando perfumaria) e o Avaliadores Olfativos, que logo estará de volta na nossa grade de cursos. É indicado que o aluno já tenha feito pelo menos um dos cursos de iniciantes para aproveitar ainda mais esses cursos.

 

 “Alê, quais as tendências de perfumaria no Brasil?”

blog da Paralela é um porto-seguro para se manter atualizado com o mercado e o olhar de curadoria da Alê, que está sempre atenta e descobrindo perfumes e marcas inovadores. Os artigos de perfumaria são uma leitura leve e informativa, com linguagem acessível. Até quem nunca fez curso e é apaixonado por perfume consegue aproveitar! Outra dica é o LinkedIn da Alê, que conta, de uma forma próxima e profissional seu olhar sobre a perfumaria.

 

A nossa principal contribuição para todos é o conhecimento de qualidade para que você continue estudando, sendo cada vez mais apaixonado e entenda desse assunto que é paixão nacional e uma grande oportunidade profissional.

Cheirosamente,
Paralela Escola Olfativa.

 

Tem outra dúvida? Comenta aqui embaixo 🙂

Paralela Escola Olfativa
Paralela Escola Olfativa
Uma escola livre que nos inspira não só a pensar ou fazer diferente, mas a sentir. Somos a única no Brasil a oferecer certificado pela Cinquième Sens (escola francesa com 43 anos de atuação na França e presente em mais de 10 países) e a pioneira no Brasil, em que sentir para entender a perfumaria é a principal metodologia. Não ensinamos fórmulas prontas: ensinamos a pensar, a ousar. Nesses quase 8 anos de atuação, recebemos mais de 1200 alunos na nossa sede, em São Paulo, e os incentivamos a olhar para a perfumaria em todos os ângulos.

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