A Perfumaria de Nicho, como o próprio nome sugere, é uma fatia da grande indústria da perfumaria. Muito já foi publicado sobre ela e como o meu objetivo é sempre o de democratizar o acesso ao conhecimento desse setor, nesse artigo trago a palavra NICHO, como uma sigla para simplificar e fixar conceitos:
NARIZ, INGREDIENTE, CLIENTE, HETEROGÊNEA, OSTENTAÇÃO
Sigla definida, agora vamos aprofundá-la:
Nariz
“Niche brands are driven by artisans who seek to create experiences rather than brands”. Michael Edwards
Pouco evidente na perfumaria mais acessível e no Duty Free, o Perfumista aqui tem palco e maior liberdade criativa para compor, se expressar mais artisticamente e dar enfoque ao “savoir-faire”, sem a preocupação com a aceitabilidade comercial do perfume. Saber quem é o nariz por trás daquela fragrância, quais criações estão em seu portfólio ou até mesmo se é dono da sua própria marca é informação essencial para o consumidor desse segmento.

Ingrediente
Introvertida e muito mais voltada para a qualidade do conteúdo em seu frasco, na Perfumaria de Nicho as embalagens normalmente são padronizadas e dispensam investimentos astronômicos em campanhas de marketing ou endosso de celebridades. Aqui, o ingrediente é o protagonista da conquista, um storyteller, com menção honrosa no nome das fragrâncias. Matérias-primas em overdose ou em combinações inusitadas são responsáveis pela peculiaridade arrojada das fragrâncias, resultando em uma perfumaria com mais assinatura.
Cliente
O nicho surgiu como uma vertente independente da perfumaria convencional, para, inicialmente, ser distribuída de forma mais restrita, regionalmente. O seu acesso é limitado, com uma distribuição seletiva de até 400 pontos de venda. Portanto, a exclusividade é um fator determinante nesse segmento, que une pessoas que entendem muito do assunto e querem personalização, um perfume para chamar de seu. Os clientes da Perfumaria de Nicho buscam descobertas olfativas, como novas formas de se vestir olfativamente. Em linhas gerais, querem todo o conceito de luxo em forma de perfume e se dispõem a pagar por fragrâncias de alto valor. Não é uma perfumaria de grande escala e consumo rápido.
Heterogênea
Mesmo quando analisamos as fragrâncias de uma mesma marca de Nicho, percebemos um mosaico de perfis olfativos. Ainda que um mesmo ingrediente possa ser protagonista de fragrâncias de diferentes marcas de nicho, é provável que as composições tragam efeito olfativo totalmente diferentes e é essa pluralidade que preserva a riqueza do segmento.
Ostentação
É falso que um produto caro seja de luxo, mas é sempre certo que um produto de luxo será caro, já que luxo não se restringe ao material, é um conceito do estimulante, do polarizante, que tem tudo a ver com conquista. O resultado da soma de ingredientes de alta qualidade, perfumista de prestígio, da exclusividade e pequena escala, só poderia ser de alto valor agregado. Um Perfume de Nicho é significativamente mais caro que o da perfumaria de prestígio, variando de centenas de reais a valores inestimáveis.
Acredito que esses pontos cumprem bem a função de resumir com clareza esse segmento. Agora, complemento com outras três dúvidas mais comuns sobre a Perfumaria de Nicho:
Mas, afinal, quais são as marcas de perfumaria de nicho?
Normalmente, quando o assunto é nicho, marcas como Diptyque, L’Artisan Parfumeur e Byredo são algumas das mais lembradas e difundidas pelo mundo. São como “a perfumaria de massa”, dentro do nicho. Loucura, né?
As marcas de nicho começam muito pequenas e quando apresentam um posicionamento muito diferenciado e aceitação de mercado, acabam sendo adquiridas como no caso de Atelier Cologne, Le Labo, L’Artisan Parfumer, Maison Kurkidjian, by Kilian, Tom Ford e Penhaligons.
Grandes grupos como PUIG, LVMH, L`Oréal e ESTÉE LAUDER adquirem as marcas nichadas, atraídos pela inovação e “frescor” que essas marcas trazem e, assim, a perfumaria alimenta o seu ciclo de criatividade.

Essa inovação vai além do olfato, e a marca parisiense Floratropia, com suas embalagens sustentáveis, é um ótimo exemplo de como ser independente das principais tendências do mercado, traz esse frescor de soluções.
As tradicionais também não ficam de fora: Maison Chanel, Guerlain, Dior e Hermès, por meio de suas coleções de fragrâncias que contam histórias de ingredientes ou lugares, seguem os códigos olfativos, de embalagem e de posicionamento da Perfumaria de Nicho. Claro, com preços elevadíssimos para atingir públicos abonados e apaixonados.
Onde eu encontro uma marca de nicho?
Perfumes de nicho são inicialmente vendidos nas suas lojas próprias ou em pontos de vendas muito exclusivos como a perfumaria AEDES em NY, Nose em Paris, Luckyscent em Los Angeles ou na NEECHE em São Paulo. Quando essas marcas adquirem mais visibilidade, passam a ser encontradas, até mesmo nas prateleiras da Sephora, marketplaces ou em feiras voltadas para esse setor. A Fragranze, realizada anualmente em Florença pelo grupo Pitti Imagine, é uma delas.
Em 2019 a Paralela esteve na cidade italiana especialmente para a degustar a Fragranze #17, que teve como ingredientes protagonistas dos perfumes o oud e florais pesados, com destaque para Sana Jardin, com viés social e sustentável que instigou uma resenha detalhada no Blog da Paralela.
Outro destaque da feira foi a homenagem à Jean-Claude Ellena, um dos perfumistas mais influentes da perfumaria contemporânea, que trocou sorrisos e muito conhecimento.

E, por fim a questão…
Existe Perfumaria de Nicho no Brasil?
Por aqui, os passos são lentos, mas muito significativos.
Temos a Jo Malone, que rapidamente caiu no gosto do brasileiro e abriu lojas nos shoppings mais refinados do país.
Influenciadores digitais e atrizes ajudaram a permear marcas como Atelier Cologne, do Grupo L’Oréal, e Escentrics Molecules nos marketplaces como Renner e Casas Bahia e na loja Neeche, no Shopping Iguatemi, em São Paulo.
Em 2020, a marca de nicho AMYI, idealizada pelas brasileiras Larissa Mota e Luciana Guidi, teve um lançamento de sucesso no mercado nacional. Mesmo com a pandemia do coronavírus, a indicação na categoria “Perfume Independente” no 7º Annual Art and Olfactory impulsionou seu reconhecimento internacional.

Em amarelo, suas notas de saída, rosa, notas de corpo e verde, notas de fundo.
Quais novas marcas de nicho surgirão? Que novas histórias irão contar?
Minha aposta é de que histórias mais humanas, transparentes e mais integradas com a natureza estão por vir.
Cheirosamente,
Alessandra Tucci.
2 comments
Sou uma pessoa com uma forte tendência a ter sensibilidades e alergias, tanto alimentares quanto na pele. Como escolher um perfume? Muitos já me deram desconforto. Achava que perfume de nicho poderia ser uma alternativa, mas numa loja, a vendedora me afirmou que o famoso Erba Pura é um perfume sintético apesar de ser de nicho. Fiquei confusa. Como escolher perfumes menos agressivos quimicamente falando? Um post que eu amaria ler neste blog!
Gostaria de saber como faço pra comprar um perfume de nicho