Introdução
Sua história sempre foi entrelaçada por fragrâncias. Nascido em Moscou, em 1881, em uma vila próxima da fábrica Rallet, seu primeiro emprego foi como assistente de produção de sabonete.
Seu pai era um dos fundadores da fábrica – a produtora de perfumes e cosméticos mais famosa da Rússia. Entre 1902 e 1907, ele foi treinado na arte da perfumaria sob orientação do diretor técnico da fábrica, A. Lemercier. Como resultado, foi promovido a perfumista sênior e criou perfumes de grande sucesso.
Mais tarde, ele foi para a França e apresentou alguns de seus trabalhos para Coco Chanel, incluindo o perfume que depois foi batizado de Chanel nº 5. Seu nome era Ernest Beaux.
“É como escrever música. Cada componente tem um valor tonal definido. Posso compor uma valsa ou uma marcha fúnebre”
Ernest Beaux, sobre criação de perfumes em entrevista para a revista Time, em 1953
Esse perfumista do século XIX deixou um legado e tanto na memória olfativa de gerações. Mas a perfumaria é um universo cheio de possibilidades, que podem ser descobertas e exploradas por novos profissionais, incluindo você.
Por isso, no texto de hoje, vou explicar o que é a profissão do perfumista, como funciona o mercado de perfumaria e quais os melhores cursos para quem deseja seguir essa carreira. Vem comigo.
Perfumista: um profissional raro e cada vez mais valorizado
O perfumista é o profissional que cria as fragrâncias. Geralmente, com graduação em Química ou Farmácia, é treinado em uma Casa de Fragrâncias, inicialmente por 3 anos para memorizar mais de dois mil ingredientes sob a mentoria de um perfumista experiente.
Depois, são mais 5 anos criando as primeiras bases, reproduzindo e estudando suas primeiras fragrâncias, até se tornar um perfumista criador.
Sua atuação é muito mais ampla do que a criação de perfumes. O perfumista faz parte de um grupo de trabalho envolvido no desenvolvimento de novas fragrâncias, assim como o avaliador olfativo, o atendimento comercial, o profissional de marketing e outras possibilidades profissionais, que vamos abordar mais adiante.
O Brasil é o segundo maior consumidor de fragrâncias e o quarto maior consumidor de cosméticos do mundo, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).
Os números refletem a cultura brasileira que acolhe o perfume sem restrições! Perfumamos tudo: shoppings, lojas, hotéis, spas, animais de estimação, roupas e a própria pele. Em pesquisa com consumidores, ficou claro que, para os brasileiros, estar cheiroso é estar limpo, ser aceito, marcar território, seduzir e promover bem-estar.
Apesar do cenário promissor, ainda são poucos os profissionais especializados em fragrâncias. É um mercado vasto e ainda pouco explorado, o que o torna uma excelente oportunidade!
Se você se interessou e quiser ocupar esse espaço, uma série de habilidades serão necessárias para se tornar um perfumista. Já te explico.
Um longo caminho antes de dar asas à imaginação
A jornada de um perfumista é longa e cheia de desafios. Do despertar do sonho até a concretização de trabalhos reconhecidos, o profissional precisa adquirir conhecimento e muita experiência.
Não é à toa que a maioria dos perfumistas renomados começaram a fazer sucesso depois de duas décadas de atuação. Por isso, paciência e perseverança são fundamentais.
O que é necessário para ser perfumista
Para se tornar um perfumista é preciso reunir amplos conhecimentos. A habilidade olfativa não é adquirida do dia pra noite, nem é – como alguns acreditam – um dom nato. Na verdade, é fruto de muito trabalho, treino e estudo.
Sempre digo que aprender perfumaria é aprender um novo idioma. Antes de combinar diferentes notas olfativas, criar fragrâncias e explorar sentidos, é preciso estar familiarizado com as matérias-primas e bases.
Técnica, arte e criatividade
Esse é o tripé de habilidades do perfumista: técnica, arte e criatividade.
Antes de tudo, o conhecimento técnico é a base para qualquer inovação de sucesso. O perfumista deve ter um nariz treinado, atento aos estímulos ao redor e capaz de memorizar os cheiros, categorizá-los e descrevê-los.
Por ser o fundamento de tudo, esses conhecimentos técnicos são os primeiros a serem abordados nos nossos cursos da Paralela.
Mas além do repertório técnico, o profissional precisa ter um repertório cultural, com habilidades humanas, inteligência emocional e (muita) curiosidade.
Isso porque as experiências que você vivencia, suas referências pessoais, idioma e país de origem influenciam totalmente a sua percepção e memória olfativa. Como escreveu a pesquisadora Rachel Herz, “um cheiro não significa nada para uma pessoa até que ela crie uma rede de conexões emocionais que o preencham de sentido”.
Abertura para o novo, conhecer outras culturas e pessoas e explorar novos lugares – tudo isso é fundamental para uma carreira criativa como a do perfumista.
Melhores instituições para estudar
Para te ajudar a adquirir os conhecimentos técnicos, artísticos e criativos, que são base para a formação de um perfumista, vamos listar aqui as melhores instituições para você estudar perfumaria. A maioria são escolas francesas, mas também é possível estudar sem sair do Brasil.
- Cinquième Sens
Cinquième Sens é uma escola e centro de formação profissional reconhecida mundialmente, com 47 anos de experiência em treinamentos individuais e corporativos na França
A empresa francesa possui dois centros de treinamento, um em Paris e outro em Grasse, ambos na França. Porém, ela atua em mais de 15 países por meio de parcerias, como é o caso da Paralela Escola Olfativa, aqui no Brasil.
- GIP (Grasse Institute of Perfumery)
O Grasse Institute of Perfumery, ou GIP, é uma escola de perfumaria localizada na cidade de Grasse, na França. A instituição formou mais 1100 pessoas, de 70 nacionalidades diferentes, nos últimos 20 anos de atuação.
Além do curso presencial, o instituto oferece também um curso online em Inglês, dividido em dois níveis.
- ISIPCA
O ISIPCA (Institut supérieur international du parfum, de la cosmétique et de l’aromatique alimentaire) é uma instituição de ensino superior de Versalhes, na França, que oferta mestrado, pós-graduação e cursos livres de perfumaria.
Os cursos livres estão disponíveis na modalidade presencial e online, em Inglês e Francês.
- Institute for Art and Olfaction
O Institute for Art and Olfaction é uma organização sem fins lucrativos de Los Angeles, nos Estados Unidos, fundada em 2012. Ele oferece cursos online e presenciais para diversos níveis.
- Lorenzo Villoresi
O Lorenzo Villoresi é uma casa de fragrâncias de Florença, na Itália, fundada em 1990, que também funciona como escola de perfumaria.
- Perfumery Art School UK
Já a Perfumery Art School UK é uma escola inglesa sob coordenação da perfumista Isabelle Gelle. Ela é localizada em Hessle, no Reino Unido, e oferece cursos online e workshops práticos.
- Paralela Escola Olfativa
Para quem não domina o Inglês ou Francês e não quiser estudar fora do país, nossa escola une a praticidade da língua materna com os métodos reconhecidos internacionalmente.
Como já antecipado, somos a única instituição brasileira que conta com a parceria da escola francesa Cinquième Sens, de Paris. Temos cursos presenciais e online para iniciantes e profissionais, além de treinamentos corporativos para empresas..
Carreiras que você pode seguir sendo especialista em perfumaria
A perfumaria engloba uma variedade de profissionais e não se limita à figura do perfumista. Aqui na Paralela temos cursos voltados para cada um dos profissionais e áreas listadas a seguir.
Perfumista
O perfumista é o profissional que cria fragrâncias para marcas de variados segmentos: produtos cosméticos, pets, produtos de limpeza ou perfumaria fina.
Este profissional é contratado como colaborador de uma casa de fragrâncias, onde conclui seu treinamento de perfumista e, a partir daí, inicia sua trajetória como perfumista criador.
Essa é uma das profissões da perfumaria, mas não é o único caminho a seguir dentro da área. Vamos ver mais algumas possibilidades.
Avaliador olfativo
O avaliador olfativo é o mediador entre o perfumista e o cliente. Ele tem um nariz treinado e também fortes habilidades relacionais. Por isso, seu papel é interpretar as necessidades do cliente e apoiar o processo de criação do perfumista.
Geralmente, ele atua como um gerente de projetos e traduz o briefing do cliente para o perfumista. Ele seleciona os melhores candidatos de perfumes e os apresenta ao cliente.
Profissional de Marketing
Este é o profissional responsável por criar ideias, histórias, experiências e sensações. Ele tem um importante papel na venda de perfumes e fragrâncias, na concepção dos frascos e embalagens.
Imagine a potência de ter no mesmo time um perfumista e um profissional de marketing? O céu é o limite para criatividade e ideias únicas que trarão inspiração e novos negócios para os clientes.
Profissional da Área Comercial
O profissional da Área Comercial é aquele responsável por gerir a carteira de clientes e abrir novos negócios. Ele também acompanha as estratégias olfativas das marcas.
Na posição de maestro do projeto, é um grande diferencial contar com profissionais da área comercial que entendam de perfumaria e tenham o olfato treinado para traduzir os desejos do cliente.
Pesquisador de mercado
Já o pesquisador de mercado é aquele que conduz pesquisas com consumidores para identificar os gostos do público-alvo e decodificar a linguagem das fragrâncias.
No Brasil, este profissional tem papel-chave já que os brasileiros consideram a fragrância um fator decisivo na hora de escolher um produto.
Analista sensorial
O analista sensorial também realiza pesquisas, mas seu foco é obter resultados quantitativos e medir qual fragrância tem maior duração, impacto, preferência hedônica, entre outras possibilidades. Para isso, ele utiliza ferramentas como painéis sensoriais para interpretar reações do consumidor diante de novas fragrâncias.
Profissional de Controle de Qualidade
Na etapa final de todo o processo, a avaliação técnica da qualidade dos produtos fica por conta do profissional de controle de qualidade. Ele pode atuar em casas de fragrâncias ou marcas de higiene e cosméticos, como O Boticário, Natura e Unilever.
Agora que você conferiu todas essas possibilidades, conheça a história de alguns perfumistas famosos para se inspirar.
Inspiração: perfumistas famosos que você precisa conhecer
Nada melhor que acompanhar profissionais de destaque na sua área para se inspirar e aprender com eles, não é mesmo? Trago aqui cinco perfumistas que admiro demais!
Emilie Coppermann
Uma das criadoras do 212 VIP Men e autora do Poppy Soma, Emilie Coppermann foi premiada no Fifi Awards 2016, espécie de Oscar Americano na área da perfumaria.
Ela descobriu seu amor por fragrâncias quando tinha apenas 13 anos e estudou no ISIPCA. Ela trabalha há mais de 25 anos na Symrise. Leia nossa entrevista exclusiva com essa renomada perfumista aqui.
“Você precisa manter o seus sentidos atentos porque tudo pode ser fonte de inspiração”
Emilie Coppermann
Carmita Magalhães
Responsável pela criação do Olinda (L’Occitane Bresil), Musk(Granado) e The Blend Bourbon (O Boticário), Carmita Magalhães é francesa, filha de portugueses e está no Brasil desde 1999. Ela trabalha na Casa de Fragrâncias Firmenich e cresceu perto de uma floresta, onde se apaixonou pelo ambiente e fragrâncias da natureza.
Tivemos o prazer de recebê-la como convidada especial em nosso MasterClasses de 2019 e 2021.
“A natureza é o maior perfume de todos”
Carmita Magalhães
Delphine Jelk
Delphine Jelk é suíça e perfumista há 20 anos. Ela fez Design de Moda e depois estudou perfumaria no GIP. Delphine trabalha na Maison Guerlain desde 2014.
No ano passado, ela recebeu a insígnia de dama da Ordem das Artes e das Letras, uma condecoração concedida pelo Ministério da Cultura francês para personalidades que se distinguem pelas suas criações.
Dentre essas criações, se destaca La Petite Robe Noir, um grande sucesso seguido de muitas outras cocriações com o também perfumista da Maison, Thierry Wasser.
“Na hora de criar um perfume, ser sustentável é uma preocupação”
Delphine Jelk.
Veronica Kato
Assina quase 300 perfumes da Natura, onde é perfumista exclusiva. Veronica Kato é brasileira e nasceu no interior de São Paulo. Filha de agricultores, cresceu tendo forte contato com as fragrâncias da região.
Sua formação inicial foi em Farmácia Bioquímica pela Unesp, e depois estudou perfumaria na Alemanha, Inglaterra e França. Tivemos o prazer de recebê-la no nossos MasterClasses de 2019 e 2021.
“Uma combinação do tangível, os ingredientes, que se transformam no intangível, o perfume – uma aura que provoca diferentes emoções e comunica beleza, bem-estar e tem o poder de transportar para diferentes lugares, assim como resgatar memórias afetivas”
Veronica Kato
Mathilde Laurent
Criadora de La Panthere e Baiser Vole, a perfumista Mathilde Laurent é francesa e foi criada em uma família de artistas. Atualmente, ela trabalha para a Cartier, mas também passou pela Guerlain.
Depois de concluir bacharelado em Química e Física, Mathilde estudou perfumaria na ISIPCA e começou sua carreira de perfumista como aprendiz de Jean-Paul Guerlain.
“É preciso muitas tentativas para obter a fórmula certa, mas quando isso acontece é como mágica. Nesse ponto, o perfume não precisa melhorar. Em última análise , não é o perfumista que decide quando a criação está pronta, mas o próprio perfume”
Mathilde Laurent
Para finalizar, um conselho para sua carreira de perfumista
A perfumaria é um mercado amplo, especialmente no Brasil. Há espaço e até mesmo há necessidade de profissionais qualificados nas casas de fragrância, marcas de perfumaria, cosméticos, beleza e indústrias de produtos de limpeza.
As possibilidades dentro da perfumaria são muitas. Ser um perfumista não é a única opção de carreira para quem é um perfume lover.
Para se preparar para a jornada de conhecimento em perfumes, você pode buscar formação para diferentes objetivos no conjunto de cursos da nossa escola (conheça os cursos aqui).
Para se inserir no mercado, estabeleça uma rede de contatos e se relacione com outros profissionais da área. Fique atento ao Linkedin e nos sites das casas de fragrância.
Além disso, é preciso praticar, estudar e treinar continuamente. Busque se diferenciar, imprima sua personalidade e mantenha-se firme ao seu propósito e aos seus valores.
Seguindo essas dicas, tenho certeza que você vai se realizar na perfumaria. Eu mesma sou apaixonada por esta área e acredito no potencial do mercado brasileiro, onde atuo há 30 anos.
Cheirosamente,
Alessandra Tucci.
2 comments
Olá amooo de mais este mundo dos perfumes sou alucinada ,mas nunca tive condições e oportunidade p ingressar nesta área;meu nariz é muito aguçado as vezes até incomoda,amo fragrância.as vezes me arrisco e Marcero algumas erva e flores p ver se chego a uma fragrância.hoje faço perfume com algumas memórias ofativas mas meu sonho sempre foi criar e ser uma perfumista,tbm fabrico sabonete e cremes artesanais e p tratamento,mas nunca tive a oportunidade de ingressar na área.gostaria muito de estudar mais a arte das fragrâncias e gostaria de saber mais sobre vcs ,valores e etc : moro em Curitiba PR .
Oi Eva, primeiramente, obrigado pelo carinho! Se você puder, deixe seu nome completo, e-mail e numero de contato para te informar melhor como funcionam os cursos.