Não me expresso em um perfume só. Gosto de tipos diferentes. Cada um com sua beleza pode ser uma boa escolha, depende apenas do momento e do que estou buscando, ou às vezes, depende apenas de me deixar levar por um nariz menos analítico e mais sensível, ingênuo até.
A cena global da perfumaria tem trazido novas marcas interessantes, o que me mantém curiosa e explorando sempre novas possibilidades. Por isso não raro transformo viagens em estudos de campo e trago na mala minha lista pessoal dos melhores daquele momento, numa espécie de fotografia olfativa do que encontrei de mais interessante naquela viagem.
A marca sueca Byredo, que o fundador é filho de mãe indiana e pai canadense, foi uma dessas descobertas. Foi na simplicidade dos frascos da marca que encontrei Blanche. Byredo intriga pelos nomes, pelos efeitos olfativos, cria um certo suspense dos bons perfumes de nicho. Com frascos padronizadas o desafio sensorial é maior, já que a embalagem não induz a nenhuma sensação, o trabalho fica todo com a fragrância, é um jogo, um quebra cabeça olfativo que você vai montando aos poucos.
Ben Gorham soube administrar bem o plot twist da sua vida. De jogador profissional de basquete, criou sua própria linha de perfumes e hoje é reconhecido por isso. Sueco, tatuado e conectado, transformou a Byredo em uma marca cult de perfumaria.
“Eu não tenho o pedigree certo para esta indústria. Não sou francês e não nasci em Grasse numa família de perfumistas. Acredite ou não, quando lancei Byredo em 2006, isso era um problema”
– Ben Gorham, em entrevista ao Le Figaro, portal de notícias Francês.
Ainda assim, seus perfumes são autênticos e, quando saem de linha, deixam saudades. Blanche é limpo, clean… mas nada bobinho. Um floral aldeídico moderno, macio, fresco, ao mesmo tempo talcado e especiado, intrigante.
Compartilhável e alinhado com a tendência dos New Softies na perfumaria. Blanche faz parte da primeira linha da marca e continua sensibilizando e cativando muitos admiradores. Não fui só eu que caí de amores por ele…
A linha atual de perfumes tem mais de 30 fragrâncias e se mantem fiel à proposta de criar produtos conceituais. Byredo tem o talento de provocar urgência e curiosidade, como o retorno de Unnamed (sucesso de 2016 que saiu de linha) em edição limitada e o novo Sundazed, disponível a partir de 25 de abril desse ano, uma celebração ao verão com campanha fotografada por Craig Mc Dean, que clicou a própria filha na praia e é o fotógrafo responsável por campanhas de Giorgio Armani, Gucci, YSL, CK e outros nomes de peso.
A marca amplia sua presença com produtos para cabelo, pele e roupas. Essa semana, aqui na Paralela, avaliamos as fragrâncias em spray para os cabelos. Flowerhead e La Tulipe , foram as queridinhas.
Ficou com vontade de sentir os produtos da Byredo,e de outras marcas exclusivas? No dia 23 de abril, aqui na Paralela Escola Olfativa vai acontecer um encontro sobre
Perfumes de Nicho, essa perfumaria cheia de segredos e nuances pra gente descobrir com calma, num momento intimista.
Já estava na hora de abrir um espaço só para eles na nossa grade de cursos, você não acha? o encontro está confirmado e começa às 19 horas.
Cheirosamente,
Alê Tucci.
3 comments
Olá Alê. Tudo bem. O Byredo Blanche está a venda aqui?
Fiquei curiosa desde a primeira vez que você publicou comentários sobre ele.
Oi, Vera! Por ora, é possível adquiri-lo somente em lojas online internacionais ou viajando… uma boa desculpa para conhecer novos lugares! 😉
Muito boa a postagem