Meus cursos

Uma DÉ-CA-DA! Vem cá se divertir com perrengues chiques que ninguém imagina que aconteceram nesses 10 anos!

3, 2, 1… AÇÃO!

Quando decidi criar a primeira escola de perfumaria do Brasil, eu tinha uma ideia muito certa do impacto positivo que eu queria trazer para o setor de perfumaria. Depois de 10 anos de trajetória, posso confirmar que eu estava no caminho certo! 

Mas, ora, ora… Quem vê close não vê corre! Contar sobre as conquistas de uma década de Paralela seria a mesma coisa que ver um filme editado e com uma narrativa linear, mas…

Nem tudo são flores

O sucesso a cada final de curso ou postagem no instagram esconde os tropeções do caminho! São os nossos “perrengues chiques”. 

Para celebrar nossa primeira década, convido você a assistir as cenas cortadas e sem edição desse longa metragem perfumado! Trago os…

10 perrengues chiques para 10 anos de Paralela:

Fatos inesperados dos nossos bastidores!

#1 – Início do empreendedorismo solo 

Maior que esse, não tem! Vida de empreendedor é um sonho para três dores de cabeça! Entre a felicidade de trazer novos perfumes no estoque, professores diversos e novos alunos, tinha uma Alê e sua equipe carregando mesa e cadeiras para mudanças de escritório, se adaptando do mundo corporativo para o mundo mão na massa – se não fizer, ninguém faz! -, passando horas na frente do caderno pensando novas ideias e desenhando todo operacional de uma empresa inovadora no mercado brasileiro. A inovação traz consigo a inevitável pergunta: será que vai dar certo?

Eu parei de me perguntar isso quando decidi que iria fazer com medo mesmo!

Empreendedor quando vê que algo dá errado, pensa: é aprendizado! E haja aprendizado e paciência. Desde o começo, o dia a dia na Paralela é dinâmico e posso confirmar: todo dia, é um dia diferente, mas uma nova oportunidade para se apaixonar pela perfumaria! 

#2 – Aluno perguntando sobre curso que ainda não abriu

Quantas vezes recebemos mensagens dos nossos alunos pedindo para abrir novas turmas para nossos cursos! 

A Paralela é uma escola independente, e demorou até conseguirmos ter um quórum mínimo de pessoas para os nossos cursos. Quem vê a sala de aula (ou tela de computador) lotada, mal imagina quantos cursos acabaram “caindo” por falta de pessoas. “Estudar perfumaria? Nem sabia que isso existia!” – Quantas vezes eu e os alunos já ouvimos isso, não é mesmo?

Às vezes, a espera dos alunos era de meses… Criar cursos de perfumaria é uma arte, a expectativa para abrir novas vagas, acredite: é de vocês e nossa, também!

#3 – Escolher a nova Identidade da Escola Olfativa

Quem lembra quando éramos Perfumaria Paralela? Assim como tem gente que muda de cabelo quando quer marcar uma nova fase da vida, eu chamei uma equipe de profissionais excelentes para confiar a difícil tarefa de expressar a nova fase da Paralela. Até o resultado sair, muitas inseguranças surgiram: será que se a gente mudar de nome, vão continuar nos reconhecendo? 

Mudar de nome foi como tirar um band-aid: precisou fechar o olho e puxar de uma vez! Tiramos o Perfumaria do nome, porque a perfumaria já estava na nossa essência. Ganhamos o termo Escola, e confirmamos aquilo que estávamos modelados a ser: referência em Educação Olfativa. 

Sobre a nova identidade visual… Tive que pedir ajuda aos universitários! Meus colaboradores e amigos próximos foram acionados para dar pitaco entre todas as opções que a Foresti criou. Não foi fácil, mas tudo ficou tão alinhado e deu tão certo que, assim que nos lançamos com cara nova, a comunidade toda nos reconheceu de cara como Paralela Escola Olfativa. Parecia tão óbvio, que o frio na barriga e o medo de perder o peso do primeiro nome passou como um sopro. 

Anos depois, agora em 2022, temos até uma identidade exclusiva para os 10 anos de escola! Moderna e muito mais conectada à nossa chancela francesa!

#4 – Dias de luta, dias de glória… e dias de curso.

Sabe quando você pensa: “Nada pode dar errado agora!” Eu penso isso antes de todo curso, mesmo depois de todo processo de organização qualidade Paralela de ser. Ainda assim, vou dizer que sempre deu tudo certo?

Lembro de dois dias que o perrengue foi de suar frio sorrindo nervoso. O primeiro foi uma queda de luz nos preparativos para o curso no dia seguinte. Conectamos a internet do celular em tudo, até na impressora! Se deu certo, são outros 500… Não foi a primeira vez que eu tive que usar a velha impressora lá de casa para imprimir apostilas…

O outro foi um Carnaval, literalmente. Quem já esteve em nossa sala de aula, sabe que estamos em frente ao Largo da Batata, só o maior espaço de São Paulo que abriga o Carnaval na capital. Você acha mesmo que, em todos os anos, um curso nosso não coincidiu com o começo do Carnaval?

Nossa sorte foi que o batuque foi breve e começou só no final da aula. Imagina se nosso perfumista professor tivesse que disputar atenção com o Bloco Casa Comigo? Ainda bem que os alunos não precisaram escolher, teve gente que caiu na folia no pós-aula!

#5 – Velocidade Máxima na produção de Olfactorium®

Esse daqui precisou até um incenso para acalmar os ânimos nos bastidores! Nossos kits de treinamento olfativo sempre foram um sucesso. O Olfactorium® era exclusivo do curso Ateliê de Criação, e contava com 19 ingredientes da perfumaria. 

A pandemia chegou para quebrar uma crença muito forte dentro da minha concepção de escola de perfumaria: de que era impossível produzir kits e realizar treinamentos olfativos online, sem mentoria de profissionais especialistas no assunto.

Qual não foi minha surpresa quando vi que se não era pelo amor, era pela dor. Aprendi na marra que precisava quebrar algumas correntes para trazer o que viria a ser a nova fase da Paralela: a democratização dos cursos de perfumaria pelo Brasil!

Fomos rápidas e corajosas nessa! Resolvemos trazer logo o maior dos nossos cursos, o Formação em Perfumaria, para o modelo 100% online.  Passamos horas e horas preenchendo os inúmeros frascos com ingredientes e perfumes. Mas aproveitamos da melhor forma: treinando o nariz e ouvindo uma playlist de músicas francesas para animar a produção!

#6 – Um nariz sem olfato

O quarto perrengue foi o que eu mais temia: perder os sentidos em plena pandemia. A COVID-19 fez com que a Paralela passasse por uma reestruturação tão grande, que acreditei que remodelar os cursos para o online seria meu maior desafio como empreendedora de uma escola de perfumaria.

Eu achei que tinha ultrapassado meus maiores medos durante toda essa trajetória de passar do mundo corporativo, para o empreendedorismo, de criar uma escola 100% presencial para ter que desmontar tudo e reestruturar tudo para o online, até que… perdi meu olfato!

Quando percebi que estava sem olfato e paladar, fiquei muito assustada. Uma avaliadora sem olfato? Uma fundadora de uma escola de perfumaria sem sentir cheiro? Entre tantas perguntas, ficava a maior delas: será que voltaria a sentir como antes?

O jeito era confiar na memória olfativa, ir testando aos poucos quais cheiros eu ainda conseguia sentir. Ainda que de leve, com o tempo, voltei a perceber olfativamente algumas coisas e segui com minha própria “fisioterapia olfativa”!

De malas prontas!

#7 – Viajando pelo Brasil para treinamentos B2B

Eu nem disfarço: se tem que viajar para dar aula, meu nariz já sorri! Dar aula fora das paredes da escola traz borboletas no estômago e malas perdidas por aí. Essa história é boa, vou contar! 

Entre viagens para Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia e nossa querida capital paulista, tinha eu e as meninas da Paralela carregando malas cheias de estímulos olfativos para os alunos dos quatro cantos do Brasil avaliarem. O treinamento sensorial demanda uma parte logística que exige muita atenção… e, uma dessas vezes, a sorte quase não esteve do nosso lado. Uma mala foi deixada para trás, no aeroporto, em uma dessas viagens! O resumo da história é que ela chegou a tempo e deu tudo certo. As entrelinhas dela tem muitas ligações e mensagens desesperadas para encontrá-la. 

#8 – Greve em Paris!

A Etapa Europeia era um sonho de anos que eu consegui realizar em 2019. Com 17 alunas do curso Formação em Perfumaria, vivemos a perfumaria francesa durante uma semana em Paris. Entre dias de cursos e dias de passeios olfativos, acabamos vivenciando algo inesperado: greve parisiense! Champs Elysées fechada, revista policial e a maior paralisação do tipo em 12 anos. Dez das 16 linhas do metrô fechadas e as demais, lotadas. E nós estávamos lá, no último dia de viagem, procurando perfume para comprar e com uma bagagem extra de vida tipicamente francesa – dias de protestos em Paris!

#9 – Entre todos os desafios da pandemia, um evento inesperado

Chay Suede enviou uma mensagem para você. Ninguém espera uma notificação como essa! 

Chay procurava um curso de perfumaria para fazer, e veio pedir informação sobre o calendário da Paralela! A vida nos uniu nesse momento, e no recente evento sensorial da Avon, que estávamos como produtoras convidadas. Lado a lado com Juliette, ex-BBB, e Chay,  no meio de uma pandemia.

Apesar de todos estarem com testes negativados e mascarados, o impedimento físico era inevitável e a prudência foi seguida à risco.

#10 – Ter um futuro de muitos caminhos possíveis

A Paralela respira criatividade. O peso do pioneirismo no mercado é ter um futuro de muitas possibilidades, e escolher uma de cada vez. Esse é um perrengue chique que nunca deixará de existir na nossa escola. Para continuar sendo referência em perfumaria, é preciso ser a empresa que cria novas perspectivas e inspira alunos e empreendedores a pensar diferente. De todos os perrengues que citei aqui, esse, de fato, é o mais chique de todos!

Os bastidores dos nossos alunos

Quando pensei em trazer os bastidores ao público, minha ideia era gerar conexão e mostrar que nossa rotina, além de colaborativa, é composta de momentos de dificuldade como qualquer outra. Foi quando uma curiosidade despertou em mim: quais bastidores desses 10 anos eu ainda não conheço?

Apareci no instagram com essa pergunta e recebi esses recados:

Cada comentário que eu lia, meu sorriso aumentava! Ainda que o filme seja o mesmo, cada pessoa assiste e interpreta de um jeito. É por isso que o cinema, assim como a perfumaria, é uma Arte! 

Qual foi seu papel nesse longa-metragem? Conta para mim aqui nos comentários um momento que você viveu com a Paralela. Será um prazer assisti-lo com você!

Até a próxima,

Alessandra Tucci.

Paralela Escola Olfativa

Uma escola livre que nos inspira não só a pensar ou fazer diferente, mas a sentir. Somos a única no Brasil a oferecer certificado pela Cinquième Sens (escola francesa com 43 anos de atuação na França e presente em mais de 10 países) e a pioneira no Brasil, em que sentir para entender a perfumaria é a principal metodologia. Não ensinamos fórmulas prontas: ensinamos a pensar, a ousar. Nesses quase 8 anos de atuação, recebemos mais de 1200 alunos na nossa sede, em São Paulo, e os incentivamos a olhar para a perfumaria em todos os ângulos.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *