“Trabalhar como perfumista dá dinheiro?”
Como fundadora de uma escola olfativa que tem como um de seus pilares inspirar não só a pensar ou fazer diferente, mas a sentir diferente, me sinto na necessidade de fazer com que você… se sinta diferente diante desse tipo de questionamento.
Nesses 8 anos de Paralela, abracei definitivamente a responsabilidade de orientar carreiras, sempre sob essa premissa do sentir diferente, de ir além do preto e branco e encontrar beleza nas outras nuances.
Quando consideramos que apenas o Perfumista leva todo o crédito, glamour, status ou seja lá qual for o valor distorcido que embutimos nessa suposição, ocultamos toda a genuína relevância que outros caminhos da perfumaria são capazes de nos guiar.
Outros caminhos são tão realizadores quanto – e convenhamos, muito mais acessíveis. Um segredinho aqui entre nós: essa é uma profissão tão comum que, no mundo todo, existem mais astronautas do que perfumistas. Pois é!
É de fato uma profissão fascinante, mas um perfumista não trabalha sozinho. Então coloco aqui para você, muito brevemente, algumas dessas oportunidades que se abrem ao ser um expert em perfumes:
Avaliador Olfativo: Faz a ponte entre o perfumista e o cliente. Com olfato afiado, gerencia projetos, apoia o perfumista na criação das fragrâncias, seleciona e apresenta ao cliente as melhores criações.
Marketing: Desenvolve projetos e gera ideias criativas para contar histórias, traduzir sensações, promover experiências e encantar .
Comercial: Com conhecimento olfativo, transmite para seus clientes segurança no desenvolvimento de novas fragrâncias e dialoga com perfumistas e avaliadores na mesma linguagem técnica da perfumaria.
Pesquisador de Mercado: Conduz as pesquisas com consumidores, decodificando a linguagem das fragrâncias para traduzir desejos do consumidor, do amaciante até a colônia.
Analista Sensorial: Conduz estudos e painéis sensoriais que produzem resultados quantitativos.
Controle de Qualidade: Responsável técnico da qualidade dos produtos da empresa, seja ela uma Casa de Fragrâncias ou marcas de cosméticos e limpeza, como Natura e Unilever, por exemplo.
Além dessas possibilidades, empreender é sempre um desafio empolgante, do qual sou até suspeita pra falar. E se esse é seu desejo ou se já é a sua realidade, ser um expert em perfumes trará impacto positivo e um diferencial para o negócio.
Mais uma vez, ampliando o questionamento, para sentir de forma diferente, é muito importante considerar os meios, não apenas os fins. Uma cadeira, um cargo, um status, é um fim. Mas o meio é aquela verdadeira realização, movida profundamente pela perfumaria como uma arte sensível, potente e sutil, que trará completude em sua vida e, por consequência, sustentabilidade financeira.
Se agora, com o seu sentir apurado, você compreendeu que deseja trilhar um desses caminhos, conectando-se ao nariz, ao olfato, estudando e treinando com profundidade, posso te guiar.
Todos esses caminhos te exigem uma formação: a de expert. E é assim que conduzimos o calendário dos nossos cursos. Para saber mais detalhes, clique aqui.
Deixo você com a maior das minhas sugestões – pense grande na perfumaria, pense em todas possibilidades, pense diferente e claro, sinta diferente.
Sigo por aqui para trocarmos, sempre.
Cheirosamente,
Alê Tucci.
2 comments
É exatamente essa profissão que eu busco. Há 17 anos trabalho fabricando meus aromatizantes…Creio que esse curso vai me dar um norte em minha profissão. Tenho minha própria perfumaria porém quero muito fazer o meu perfume, deixar o mundo mais perfumado,com preço mais acessível.
Bom dia, Dilzete! Tudo bem? Que legal, com certeza o curso Marketing Olfativo irá agregar muito no seu negócio. Te mandamos um email, mas caso queira falar com a gente pelo whatsapp, o número é (11) 98704-2900. Te esperamos por aqui!