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Viva, vegana, verde… e sem vidro – Conheça a marca Floratropia

Você está pronto para se desconstruir?

Uma startup nova no mercado promete reflexões na perfumaria que conhecemos até hoje. A marca parisiense Floratropia , criada por Karine Torrent, entrega uma perfumaria mais verde, conceitual e slow.

Com uma linha reduzida de perfumes, a marca se posiciona como 100% natural e vegana. Seus quatro perfumes foram criados com o ingredientes naturais da casa de fragrâncias Robertet e apostam no minimalismo olfativo (“less is more”):

“Essências, absolutos, infusões e isolados naturais; álcool orgânico de trigo; algumas gotas de água. Muita habilidade e amor, da semente à fragrância. Isso é tudo. Nada supérfluo.” (floratropia.com)

Karine Torrent (esq. Foto por Monica Victoria Photography via FacetoFaceParis.com), criadora da marca, e Delphine Thierry, perfumista da Robertet e dos perfumes (dir. para Cote Magazine)

A #slowperfumery, assim como na moda e na gastronomia, é uma tendência. O mercado a cada dia se enriquece mais com marcas independentes territorializando o setor com produtos mais naturais e sustentáveis. Em 2017, criamos o artigo: “A perfumaria é verde” com a opinião de especialistas do setor como: Givaudan, Firmenich e Symrise.  O que diferencia a marca Floratropia?

O posicionamento e a embalagem.

floratropia.com

 

Floratropia aposta na ideia de uma perfumaria baseada somente em ingredientes naturais, sua forma de ver a sustentabilidade.

Disruptiva e crua, suas embalagens dispensam vidro e os decorativos que tanto vemos em perfumes de luxo. Os perfumes são armazenados em embalagens PET leves, discretas, flexíveis e recarregáveis, com adereços em couro vegano. De acordo com a marca, todos os produtos requerem baixo consumo de energia e poucos materiais para serem criados.

floratropia.com

 

Em entrevista para a Premium Beauty News, a criadora Karine, se mostra realista aos desafios: “Elas [as embalagens] não são perfeitas, principalmente porque não são recicláveis. E é por isso que pedimos para que os clientes retornem as embalagens para nós gratuitamente,  para que possamos aumentar a vida útil dos produtos”.

Os quatro perfumes foram criações livres de Delphine Thierry (Robertet) inspiradas nos 4 elementos (terra, água, fogo, ar) e custam €70,00 (40mL).

LA TERRE (Terra) : amadeirado, verde, aromático

L’EAU (Água): cítrico, vegetal, néroli

LE FEU (Fogo): floral solar, especiado, lactônico-vanilla

LE CIEL (Céu/Ar): floral, amadeirado, polvoroso

floratropia.com

 

Iniciativas como essa são importantes para pavimentar os caminhos da perfumaria natural. Além da embalagens e a pegada de carbono, como é o foco da Floratropia, marcas como Sana Jardin, que dedicamos um artigo especial de sustentabilidade no blog, se preocupam com o ciclo produtivo e autonomia financeira de mulheres que fazem parte da colheita dos ingredientes naturais usados em seus produtos.

É a partir de micromovimentos e posicionamentos que conseguimos delinear um futuro mais próspero para a perfumaria e o meio ambiente, e conscientizar clientes e marcas de maior abrangência. O futuro da perfumaria é green e slow – quais outras novidades nos aguardam? Estamos curiosas… e sempre atentas!

Cheirosamente,

Paralela Escola Olfativa.

Crédito das fotos: FacetoFaceParis.com e Cote Magazine.

Paralela Escola Olfativa

Uma escola livre que nos inspira não só a pensar ou fazer diferente, mas a sentir. Somos a única no Brasil a oferecer certificado pela Cinquième Sens (escola francesa com 43 anos de atuação na França e presente em mais de 10 países) e a pioneira no Brasil, em que sentir para entender a perfumaria é a principal metodologia. Não ensinamos fórmulas prontas: ensinamos a pensar, a ousar. Nesses quase 8 anos de atuação, recebemos mais de 1200 alunos na nossa sede, em São Paulo, e os incentivamos a olhar para a perfumaria em todos os ângulos.
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