Você está pronto para se desconstruir?
Uma startup nova no mercado promete reflexões na perfumaria que conhecemos até hoje. A marca parisiense Floratropia , criada por Karine Torrent, entrega uma perfumaria mais verde, conceitual e slow.
Com uma linha reduzida de perfumes, a marca se posiciona como 100% natural e vegana. Seus quatro perfumes foram criados com o ingredientes naturais da casa de fragrâncias Robertet e apostam no minimalismo olfativo (“less is more”):
“Essências, absolutos, infusões e isolados naturais; álcool orgânico de trigo; algumas gotas de água. Muita habilidade e amor, da semente à fragrância. Isso é tudo. Nada supérfluo.” (floratropia.com)
Karine Torrent (esq. Foto por Monica Victoria Photography via FacetoFaceParis.com), criadora da marca, e Delphine Thierry, perfumista da Robertet e dos perfumes (dir. para Cote Magazine)
A #slowperfumery, assim como na moda e na gastronomia, é uma tendência. O mercado a cada dia se enriquece mais com marcas independentes territorializando o setor com produtos mais naturais e sustentáveis. Em 2017, criamos o artigo: “A perfumaria é verde” com a opinião de especialistas do setor como: Givaudan, Firmenich e Symrise. O que diferencia a marca Floratropia?
O posicionamento e a embalagem.
floratropia.com
Floratropia aposta na ideia de uma perfumaria baseada somente em ingredientes naturais, sua forma de ver a sustentabilidade.
Disruptiva e crua, suas embalagens dispensam vidro e os decorativos que tanto vemos em perfumes de luxo. Os perfumes são armazenados em embalagens PET leves, discretas, flexíveis e recarregáveis, com adereços em couro vegano. De acordo com a marca, todos os produtos requerem baixo consumo de energia e poucos materiais para serem criados.
floratropia.com
Em entrevista para a Premium Beauty News, a criadora Karine, se mostra realista aos desafios: “Elas [as embalagens] não são perfeitas, principalmente porque não são recicláveis. E é por isso que pedimos para que os clientes retornem as embalagens para nós gratuitamente, para que possamos aumentar a vida útil dos produtos”.
Os quatro perfumes foram criações livres de Delphine Thierry (Robertet) inspiradas nos 4 elementos (terra, água, fogo, ar) e custam €70,00 (40mL).
LA TERRE (Terra) : amadeirado, verde, aromático
L’EAU (Água): cítrico, vegetal, néroli
LE FEU (Fogo): floral solar, especiado, lactônico-vanilla
LE CIEL (Céu/Ar): floral, amadeirado, polvoroso
floratropia.com
Iniciativas como essa são importantes para pavimentar os caminhos da perfumaria natural. Além da embalagens e a pegada de carbono, como é o foco da Floratropia, marcas como Sana Jardin, que dedicamos um artigo especial de sustentabilidade no blog, se preocupam com o ciclo produtivo e autonomia financeira de mulheres que fazem parte da colheita dos ingredientes naturais usados em seus produtos.
É a partir de micromovimentos e posicionamentos que conseguimos delinear um futuro mais próspero para a perfumaria e o meio ambiente, e conscientizar clientes e marcas de maior abrangência. O futuro da perfumaria é green e slow – quais outras novidades nos aguardam? Estamos curiosas… e sempre atentas!
Cheirosamente,
Paralela Escola Olfativa.
–
Crédito das fotos: FacetoFaceParis.com e Cote Magazine.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |