Você está pronto para se desconstruir?
Uma startup nova no mercado promete reflexões na perfumaria que conhecemos até hoje. A marca parisiense Floratropia , criada por Karine Torrent, entrega uma perfumaria mais verde, conceitual e slow.
Com uma linha reduzida de perfumes, a marca se posiciona como 100% natural e vegana. Seus quatro perfumes foram criados com o ingredientes naturais da casa de fragrâncias Robertet e apostam no minimalismo olfativo (“less is more”):
“Essências, absolutos, infusões e isolados naturais; álcool orgânico de trigo; algumas gotas de água. Muita habilidade e amor, da semente à fragrância. Isso é tudo. Nada supérfluo.” (floratropia.com)
A #slowperfumery, assim como na moda e na gastronomia, é uma tendência. O mercado a cada dia se enriquece mais com marcas independentes territorializando o setor com produtos mais naturais e sustentáveis. Em 2017, criamos o artigo: “A perfumaria é verde” com a opinião de especialistas do setor como: Givaudan, Firmenich e Symrise. O que diferencia a marca Floratropia?
O posicionamento e a embalagem.
Floratropia aposta na ideia de uma perfumaria baseada somente em ingredientes naturais, sua forma de ver a sustentabilidade.
Disruptiva e crua, suas embalagens dispensam vidro e os decorativos que tanto vemos em perfumes de luxo. Os perfumes são armazenados em embalagens PET leves, discretas, flexíveis e recarregáveis, com adereços em couro vegano. De acordo com a marca, todos os produtos requerem baixo consumo de energia e poucos materiais para serem criados.
Em entrevista para a Premium Beauty News, a criadora Karine, se mostra realista aos desafios: “Elas [as embalagens] não são perfeitas, principalmente porque não são recicláveis. E é por isso que pedimos para que os clientes retornem as embalagens para nós gratuitamente, para que possamos aumentar a vida útil dos produtos”.
Os quatro perfumes foram criações livres de Delphine Thierry (Robertet) inspiradas nos 4 elementos (terra, água, fogo, ar) e custam €70,00 (40mL).
LA TERRE (Terra) : amadeirado, verde, aromático
L’EAU (Água): cítrico, vegetal, néroli
LE FEU (Fogo): floral solar, especiado, lactônico-vanilla
LE CIEL (Céu/Ar): floral, amadeirado, polvoroso
Iniciativas como essa são importantes para pavimentar os caminhos da perfumaria natural. Além da embalagens e a pegada de carbono, como é o foco da Floratropia, marcas como Sana Jardin, que dedicamos um artigo especial de sustentabilidade no blog, se preocupam com o ciclo produtivo e autonomia financeira de mulheres que fazem parte da colheita dos ingredientes naturais usados em seus produtos.
É a partir de micromovimentos e posicionamentos que conseguimos delinear um futuro mais próspero para a perfumaria e o meio ambiente, e conscientizar clientes e marcas de maior abrangência. O futuro da perfumaria é green e slow – quais outras novidades nos aguardam? Estamos curiosas… e sempre atentas!
Cheirosamente,
Paralela Escola Olfativa.
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Crédito das fotos: FacetoFaceParis.com e Cote Magazine.