“É o marketing que engaja os sentidos do consumidor e afeta sua percepção, seu julgamento e seu comportamento. Seu propósito é o de gerar gatilhos subconscientes que envolvam a percepção não concreta que um consumidor tem de um produto ou da personalidade de uma marca.”
— Aradhna Krishna, pesquisadora de marketing sensorial).

A relação do brasileiro com perfumação vai muito além do corpo. Tudo precisa estar perfumado. É cultural a percepção de que estar perfumado é sinal de limpeza e cuidado, seja da casa, do animal de estimação, de ambientes públicos e de si próprio.

O Marketing Olfativo veio para fortalecer a relação sensorial de marcas e empresas com o consumidor, em uma dimensão mais subjetiva e muito poderosa.

OBJETIVOS

Contribuir com repertório e ferramentas para empreendedores do setor desenvolverem negócios cada vez mais originais e relevantes para que se tornem perenes.

Para isso, em três dias, a Paralela Escola Olfativa propõe um curso para ampliar a percepção profissional e criativa para:

• Criar um negócio de valor, muito além do cheirinho;
• Estudar os tipos de marketing olfativo;
• Analisar o mercado e os produtos de maior sucesso para os brasileiros;
• Acessar tendências internacionais com produtos que inspiram no olfativo e na comunicação/design/posicionamento de mercado;
• Conhecer equipamentos para perfumação de grandes e pequenos espaços;
• Praticar formulações e estudar a interação das fragrâncias com as bases;
• Abrir um espaço de conversa sobre os desafios enfrentados pela categoria.
• Preparar o empreendedor para recomendar a fragrância certa para seu cliente;
• Boas práticas sobre comunicação e uso das redes sociais como plataforma de negócios: potência e reputação digital.

São quatro instrutores, cada um com sua especialidade: Mercado e Olhar Estratégico, Equipamentos, Práticas de Formulação e O Marketing Olfativo na Era Digital. Conheça mais!

PROGRAMA

DIA 1: MERCADO E OLHAR ESTRATÉGICO

O Nariz Fundador da Paralela introduz a teoria essencial sobre Marketing Olfativo que é base para empreendedores criarem negócios de valor e analisa os produtos de sucesso tidos como modelo e inspiração para desenvolver o entendimento sobre as preferências olfativas do brasileiro.

Tópicos:
• Fundamentos teóricos e científicos do Marketing Sensorial e Olfativo;
• Casos de sucesso e preferências do consumidor;
• Benchmarking: Estratégias comerciais e tendências nacionais e internacionais;
• Fornecedores de fragrâncias e embalagens.
• Curadoria de conhecimento para seguir o aprendizado & espaços que valem a visita em São Paulo;

INSTRUTORA

ALESSANDRA TUCCI

Fundadora da Paralela escola olfativa e profissional no setor há mais de 20 anos. Atuou como profissional da Firmenich e IFF com Mestres Perfumistas no Brasil e no exterior e participou de inúmeros projetos em perfumaria na América Latina, Estados Unidos e Europa. Em 2012 inicia sua jornada como empreendedora e educadora. Em 6 anos de escola olfativa, mais de 800 alunos passaram pelos seus cursos.

 

DIA 2: EQUIPAMENTOS E PRÁTICAS DE FORMULAÇÃO

Dividimos o segundo dia em uma conversa com Ricardo Novais sobre histórias reais envolvendo equipamentos de perfumação de ambientes, de pequena a larga escala, e os desafios enfrentados, e atividades práticas com Mônia Gianotti, com receitas prontas e assertivas para criar produtos* de qualidade, com desenvoltura para resolução dos problemas mais comuns de interação química presentes na manipulação artesanal.

Tópicos:
• Talk sobre equipamentos e casos reais para inspirar empreendedores que queiram investir na perfumação de ambientes;
• Aplicação de fragrância em diferentes meios para formular produtos de ambiente: quais as diferenças, possíveis dificuldades na prática e as soluções aplicáveis.
*água de lençóis, sabonete líquido, difusor de varetas e home spray.

INSTRUTORES

RICARDO NOVAIS

Diretor comercial da Aromatizar, representante da Air/Q no Brasil, empresa que perfuma marcas como Abercrombie&Fitch, Armani e Mercedes Benz no mundo.

 

 

MÔNICA GIANOTTI

Graduada em Química com pós-graduação em Engenharia da Qualidade pela UNICAMP, MBA executivo internacional pela FIA-USP e experiência em Cambridge/Inglaterra, Vanderbilt University/EUA e EMLyon/França.

 

 

DIA 3: O EMPREENDEDOR DO MARKETING OLFATIVO

A edição de fevereiro vem mais fortalecida e provoca o grupo na reflexão sobre comunicação, reputação digital e boas práticas no uso das redes sociais como plataformas de negócios. Como ter um discurso seguro e forte sobre meu negócio e minha trajetória empreendedora? Preciso estar em todas as redes sociais? Onde posso buscar inspiração? Como levar uma boa experiência de conteúdo aos meus contatos e futuros clientes?

Tópicos:
• Negócios, Potência Digital e Empreendedorismo: estratégias, planejamento, reputação digital, referências e insights;
• Dinâmicas sobre discurso que apoia a estratégia do marketing digital;
• Apresentação & Roteiro de perguntas poderosas para reuniões com clientes. Dicas para construção de um briefing que funcione como estímulo a soluções criativas.

INSTRUTORA

TAÍS SOUZA

Contribui com a Paralela Escola Olfativa desde 2016, levando reflexão e formatação de projetos de perfumaria, com olhar afetuoso, pragmático, insights contemporâneos que compõem sua Metodologia de Provocação. Utiliza de suas experiências do mundo digital ao lado da futurista Beia Carvalho e também dos negócios da hotelaria de luxo, para orientar e apoiar empreendedores e marcas a desenvolverem a sua identidade digital.

 

IDEAL PARA…– Pessoas que querem começar seu próprio negócio e empreendedores que querem se atualizar.
– Todos que querem ter uma nova experiência e pensar em novas possibilidades de negócio.
– Entusiastas da área de perfumaria de ambientes.

INFO

Carga Horária: 18h, 3 encontros de 6h
Data: quinta, sexta e sábado, 13, 14 e 15 de fevereiro
Horário: 09h-16h
Investimento: R$1.620,00 – inclui o kit e todos os materiais usados em aula
Pagamento: Parcelado no cartão em até 4x sem juros, boleto à vista ou via transferência bancária (nesse último caso, geramos um cupom de 5% de desconto)

TENHO INTERESSE: PRÓXIMAS TURMAS

13 fevereiro 2020 @ 09:00
09:00 — 16:00 (7h)

Paralela Escola Olfativa

Alessandra Tucci, Mônica Gianotti, Ricardo Novais, Taís Souza

PRÓXIMAS TURMAS