Recentemente estive no WPC – World Perfumery Congress, que em 2024 aconteceu na Suíça.
Desde que voltei de viagem, a pergunta que mais recebi foi: E aí, valeu a pena participar?
Para responder, quero que você me acompanhe no meu raciocínio:
Especialistas Reunidos
O WPC é um ambiente que reúne as maiores empresas de fragrâncias do mundo, como Givaudan, IFF, dsm-firmenich, Mane, Symrise. Oferece conferências conduzidas por pessoas de destaque em suas áreas atuação, como Michael Edwards, autor e educador em fragrâncias, Bruno Lima e Mara Dumski da Pura – empresa de tecnologia na área de fragrâncias considerada um unicórnio, Grupo Boticário – representado por Monique Cantú e Natália Rezende para falar de perda olfativa e as inovações nesse setor, e esses foram apenas alguns dos conteúdos apresentados nos três dias de conferências.
Tinha muita inovação e muitos assuntos sendo discutidos e compartilhados.
Experimentação
Visitei estandes e experimentei ingredientes de alta qualidade como o Velvet Musk, uma base dsm.firmenich ao mesmo tempo polvorosa, seca e musk, altamente biodegradável, e o Dihydroestragole RC – uma alternativa ao estragol e anetol mais suave, com toque de anis estrelado e pastis, 100% renovável.
Senti também o Nympheal da Givaudan, uma molécula floral muguet sofisticada, translúcida e robusta, o Strawberry Orpur suculento e upcycling e o Feno Tostado Orpur, obtido por CO2, aromático e amadeirado. Na Givaudan, entendi melhor sua estratégia de expansão com a iniciativa em Grasse – House of Naturals – From Field to Fragrance – de ampliar as atuais instalações da Albert Vieille e nomear uma perfumista totalmente dedicada ao projeto de naturais da casa.
Novidades no setor
Foi no WPC que acompanhei o anúncio da parceria Amouage e dsm-firmenich na produção de uma nova qualidade de incenso, o Wadi Dawkah Frankincense, com a promessa de combinar a herança de Omã com expertise internacional.
Também pude, na IFF, conhecer mais sobre o belíssimo portfólio de Naturais LMR, e me fascinei pelo Grapefruit Oil Pink e Grapefruit Oil White e suas particularidades olfativas, com destaque para a suculência do White que gostei demais. Recebi o novo livro da editora Nez em parceria com a IFF sobre a Arte dos Naturais, uma homenagem à fundadora Monique Remy, que faleceu em janeiro de 2024.
Conexões internacionais
Foi no WPC que a Cinquième Sens Paris expôs suas áreas de expertise para a comunidade mundial e reuniu seus licenciados de todas as regiões do mundo, uma potência em conhecimento sobre perfumes nas mais diversas culturas: Japão, Coreia, Malásia, China, Indonésia, Holanda, França, Itália, Estados Unidos, México, Colômbia e Brasil. Somos uma rede de especialistas e apaixonados por perfumes, uma rede que educa, treina, promove experiências e oferece consultoria para desenvolvimento de marcas de perfumes em vários países.
E se isso parecer pouco…
Há uma vida Paralela ao WPC (desculpe o trocadilho). Com o grupo Cinquième Sens visitamos a fábrica da dsm.firmenich e participamos da mais nova apresentação de tendências prospectivas Mind, Nose + Mattter e visitamos seus campos de flores típicas dos Alpes Suíços, Edelweiss.
Festejamos com velhos e novos amigos a perfumaria e as relações, porque só faz sentido se evoluirmos juntos.
Volto renovada e agradecida, já que tudo isso foi possível pela colaboração de pessoas que abriram portas e construíram pontes.
Seguimos perfumando e alegrando a vida das pessoas. Se quiser perfumar comigo seus projetos e ideias, vou adorar conversar com você!
Até a próxima!
Alessandra