Meus cursos

DA HORTA AO NARIZ: Pequeno manual sobre os Aromáticos e a Perfumaria

De acordo com uma pesquisa publicada pelo Globo Rural em julho de 2020, o interesse dos brasileiros em jardinagem e horta urbana aumentou em 108% e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) divulgou que a cada 100 consumidores, 74 se sentem mais seguros preparando comida em casa por causa da pandemia mundial do coronavírus.

Percebemos que ter uma horta em casa é um hábito que aumentou com a pandemia, por 3 razões práticas:

1.O cultivo e o cuidado da horta têm efeitos terapêuticos, promovendo foco e introspecção;

2.No dia a dia, as ervas aromáticas dão sabor e perfumam os pratos, de forma saudável e natural, dando um colorido novo à rotina em casa;

3.Os ingredientes aromáticos são bastante perfumados, ampliam os sentidos e podem ser utilizados como ferramentas para desenvolver e recuperar o olfato.

OS  AROMÁTICOS E SEUS TIPOS

Os principais ingredientes aromáticos usados na perfumaria são as ervas aromáticas, como tomilho, hortelã, manjericão, sálvia, alecrim e muitos outros.

Para ajudar nessa compreensão e memorização, a especialista e avaliadora olfativa Alessandra Tucci, fundadora da Paralela Escola Olfativa, explica:  “aromático é tudo que é usado fresco na cozinha.” Mas toda regra tem sua exceção e com os aromáticos não é diferente. Como já contamos anteriormente, na perfumaria, os ingredientes são classificados de acordo com seu perfil olfativo, por isso, outros ingredientes que não são ervas aromáticas também pertencem ao grupo dos aromáticos, como a lavanda, que é uma flor, por exemplo.

Nas aulas olfativas do curso de Formação em Perfumaria da Paralela, o aluno conhece a classificação dos aromáticos em 5 grupos que fazem parte da metodologia da Cinquième Sens, escola francesa parceira da Paralela:

1.Anisados,  manjericão

2.Mentolados, menta piperita 

3.Cítricos, litsea cubeba

4.Canforados, alecrim

5.Frescos, chá preto

FAMÍLIA OU NOTA

Quando falamos dos ingredientes aromáticos, normalmente temos em mente uma nota fresca. Mas eles são muito mais do que isso. Multifacetados, ao estudá-los vamos ampliando o vocabulário e as percepções olfativas para englobar toda essa diversidade de nuances. 

Assim, ao descrever uma nota aromática, podemos dizer que ela é autêntica, tônica, mediterrânea, herbácea, picante, canforada conforme o ingrediente. Enquanto a menta pode ser dita como GLACIAL, o chá-preto lembra couro, seco, talcado e ainda assim é uma nota aromática. 

Os aromáticos são notas de saída, altamente frescos e voláteis, e abrem as fragrâncias  com vitalidade e personalidade olfativa. Uma curiosidade é que em algumas casas de fragrâncias ou escolas de perfumaria como a nossa,  os aromáticos são também uma família olfativa.

Acima de tudo, os aromáticos são democráticos, podem ser usados no dia a dia durante o preparo de refeições, chás e petiscos, enquanto também despertam o olfato. Cada folhinha tem sua beleza e perfume, vale pegar, apertar e comparar com outras para  ampliar os sentidos e o repertório.

PERFUMES AROMÁTICOS MASCULINOS

Os perfumes aromáticos tem um toque energético e são tradicionalmente mais utilizados na perfumaria masculina. Na antiguidade, faziam parte da formulação tanto de perfumes para uso pessoal, quanto em colônias terapêuticas. 

Na imagem, da esquerda para a direita: Pour Un Homme de Caron – aromático oriental de 1934, Polo Black – aromático, verde, novo frescor de 2005 e Gucci Guilty Pour Homme – aromático, amadeirado de 2019.

PERFUMES AROMÁTICOS CONTEMPORÂNEOS

Hoje, é possível encontrar com mais facilidade alguns aromáticos femininos, como a coleção LAVENDERLAND da Jo Malone com 3 interpretações da Lavanda, cada uma delas combinada a outro ingrediente.

Na primeira imagem: Lavender & Coriander, Silver Birch & Lavender e Wisteria & Lavender e na segunda, dois produtos para casa, com fragrância suave e sensual: Lavender & Musk.

A coleção ATELIER DES FLEURS tem 12 fragrâncias inspiradas em flores. A versão LAVANDA é assinada pelo perfumista Quentin Bisch que interpretou diferentes facetas da lavanda contrastada com um lado solar arredondado.

Lavanda, da coleção Atelier des Fleurs de Chloé.

TOM FORD LAVENDER EXTREME. De perfil olfativo Aromático Fougère, compartilhável, uma lavanda moderna, elétrica e  revigorante, com toque sensual de canela e fava tonka.

Lavender Extreme de Tom Ford.

Deo Colônia de Capim Limão e Alfazema da L’Occitane au Bresil e Floratta Amor de Lavanda de O Boticário.

À esquerda: Deo Colônia da L’Occitane au Bresil de Capim Limão e Alfazema, um cítrico aromático compartilhável com notas de limão, verbena, lavanda, vanilla e musks – 2020.
À direita: Floratta Amor de Lavanda de O Boticário, um floral bem feminino com toque alavandado – 2017.

SOLTE A IMAGINAÇÃO NA COZINHA

Com a horta em casa, você pode fazer experimentos gastronômicos. Deixamos aqui  algumas ideias testadas e aprovadas, que podem te inspirar:

MOJITO da Rita Lobo

POUND CAKE de baunilha com azeite e tomilho da Carole Crema

O COOKIE DE CHOCOLATE PERFEITO do Mohamad Hindi, nós acrescentamos lavanda e ficou delicioso!

E pra fechar, você já pensou em usar um toque de lavanda para deixar, um pouquinho mais agradável e relaxante, a experiência de usar máscaras ?

Vamos nos despedir de mais um conteúdo preparado com todo cuidado e afeto pra vocês, perfume lovers. A escolha dos aromáticos nos encantou por notar que em tempos de pandemia, parecem adquirir poderes mágicos cuidando de nós e das nossas emoções. 

Até a próxima!

(Mui) Cheirosamente,

Alê Tucci

Paralela Escola Olfativa

Uma escola livre que nos inspira não só a pensar ou fazer diferente, mas a sentir. Somos a única no Brasil a oferecer certificado pela Cinquième Sens (escola francesa com 43 anos de atuação na França e presente em mais de 10 países) e a pioneira no Brasil, em que sentir para entender a perfumaria é a principal metodologia. Não ensinamos fórmulas prontas: ensinamos a pensar, a ousar. Nesses quase 8 anos de atuação, recebemos mais de 1200 alunos na nossa sede, em São Paulo, e os incentivamos a olhar para a perfumaria em todos os ângulos.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *